Lago Ness vira mais uma vítima da seca na Europa: Água é um bem cada vez mais escasso
Com uma profundidade de 109 cm no local onde se costuma medir, o lago Ness nunca havia sido tão pouco profundo desde que começaram os registros no início dos anos 1990.
A situação se repete em outras regiões das Highlands (Terras Altas), com efeitos para a fauna e a produção de energia.
"Todos acreditam que a Escócia é um país úmido, mas as secas são cada vez mais frequentes como consequência da mudança climática", explica o diretor de planejamento da Sepa, Nathan Critchlow.
Produção de salmão está em risco
Às margens do rio Ness, que flui do lago para o mar em Inverness, no norte da Escócia, Brian Shaw aponta para o leito de pedra visível do canal.
O diretor da associação de pesca de salmão do distrito de Ness explica que a profundidade do rio diminui constantemente há anos, mas que agora é mais notável.
Além disso, o serviço meteorológico britânico prevê outro período seco no final do verão.
Especialistas em meio ambiente advertem que habitantes e empresas devem se preparar para períodos de escassez de água e, ao mesmo tempo, inundações, à medida que a média da temperatura aumente.
Segundo o Comitê da Mudança Climática (CCC), órgão de apoio designado pelo governo do Reino Unido, os 10 anos mais quentes na Escócia foram registrados a partir de 1997.
A temperatura média entre 2010 e 2023 foi 0,7°C mais alta que a média entre 1961 e 1990.
💥️*
Um fazendeiro excêntrico cria um safári africano, uma cidade famosa por seus caixões? Em "💥️OESTE", nova série em vídeos do YSOKE, você descobre estas e outras histórias inacreditáveis que transformam o Centro-Oeste brasileiro. Assista:
✅Siga 💥️Ecoa nas redes sociais e conheça mais histórias que inspiram e transformam o mundo
https://www.instagram.com/ecoa_uol/
https://twitter.com/ecoa_uol
O que você está lendo é [Lago Ness vira mais uma vítima da seca na Europa: Água é um bem cada vez mais escasso].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments