Quem foi Luiz Gama e o que ele fez para ajudar a acabar com a escravidão?

Assim, Gama foi parar em São Paulo, onde permaneceu nessas condições até os 18 anos, quando conseguiu reunir provas de que era ilegal mantê-lo como escravizado. Então, fugiu.

Um ano antes da fuga, aprendeu a ler e escrever, e a partir desse momento se tornou um estudioso das letras. E em 1850 decidiu se candidatar ao curso de direito do Largo de São Francisco - sendo recusado por ser negro. Mesmo assim, estudioso que era, aprendeu sozinho a advogar.

Como advogado, ajudou a libertar mais de 500 pessoas negras escravizadas. Se tornou um importante jornalista, escritor, autor de muitos artigos, poemas e livros celebrando sua cor e denunciando o racismo.

Quando morreu, em 1882, o jornal A Província de São Paulo dava dimensão do tamanho da perda: "Jamais esta capital [São Paulo], quiçá muitas outras, viu mais imponente e espontânea manifestação de dor e profunda saudade de uma população inteira para com um cidadão".

Luiz Gama por volta de 1880 - Domínio Público - Domínio Público Busto do jornalista e abolicionista Luiz Gama, no Largo do Arouche - Keiny Andrade/ysoke - Keiny Andrade/UOL

Siga 💥️Ecoa nas redes sociais e conheça mais histórias que inspiram e transformam o mundo
https://www.instagram.com/ecoa_uol/
https://twitter.com/ecoa_uol

O que você está lendo é [Quem foi Luiz Gama e o que ele fez para ajudar a acabar com a escravidão?].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...