Casca de coco melhora o cultivo de bromélias e pode reduzir o extrativismo

Boa parte das bromélias são extraídas diretamente de florestas Boa parte das bromélias são extraídas diretamente de florestas Imagem: iStock

Cientistas propõem uma forma de diminuir o risco de extinção das bromélias no estado do Paraná. No lugar de extrair essas plantas das florestas, a solução envolve cultivá-las com uso de um substrato de resíduos da casca de coco, recurso abundante no litoral paranaense. A conclusão é de um estudo da Unespar (Universidade Estadual do Paraná) publicado na segunda (4) na Revista do Instituto Florestal.

Os pesquisadores testaram a capacidade de germinação de bromélias em seis substratos feitos de materiais facilmente encontrados no estado do Paraná: turfa, fibra de casca de coco, substrato da marca 'plantmax', húmus de minhoca, casca de pinus umidificada e solo agrícola peneirado.

O experimento foi realizado com 25 sementes por unidade experimental, à temperatura ambiente, irrigadas por um período de 90 dias. Os substratos foram quimicamente analisados de acordo com as normas do IAC (Instituto Agronômico de Campinas).

O que você está lendo é [Casca de coco melhora o cultivo de bromélias e pode reduzir o extrativismo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...