Biógrafo de Zumbi, ele evitou linchamento de rapaz negro em Copacabana
Relacionadas
De acordo com o professor de literatura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e membro da Comissão Editorial do Portal Literafro, Eduardo de Assis Duarte, "ele conseguiu botar a mão na ferida, fazer críticas fortes e sarcásticas e ainda traduzir isso ao alcance infantil e juvenil".
Escritor da biografia de Zumbi dos Palmares
Um dos grandes exemplos dessa literatura questionadora produzida por Santos, lembra o professor, é a biografia de Zumbi dos Palmares, publicada em 1985 pela Editora Moderna.
A obra que narra a história do líder do Quilombo dos Palmares se tornou um clássico, ganhando novas edições posteriormente.
✅Não é aquela história do Brasil sisuda. Essa biografia antecipa todas as outras que vieram depois, e é voltada para o público de 14, 15, 16 anos.
💥️Eduardo de Assis Duarte, professor da UFMG
O professor diz que Rufino dos Santos foi extraordinário em criar construções ficcionais a partir de elementos históricos. Isso pode ser visto, por exemplo, em 'Claros sussurros de celestes ventos' (2012), que traz Lima Barreto e Cruz e Sousa como personagens, e 'Crônica de indomáveis delírios' (1991), no qual o autor imagina que Napoleão Bonaparte desembarca em Recife, em 1817.
Santos recebeu diferentes reconhecimentos ao longo de sua carreira, entre eles o Prêmio Jabuti em 1979 e 2008, o Prêmio Orígenes Lessa, em 2000, e o Prêmio Literário Nacional Pen Clube do Brasil, em 2014. Também chegou a ser indicado para o Prêmio Hans Christian Andersen, o mais alto na área de literatura infantojuvenil em 2004, 2006 e 2014.
Censurado pela ditadura
✅Siga 💥️Ecoa nas redes sociais e conheça mais histórias que inspiram e transformam o mundo
https://www.instagram.com/ecoa_uol/
https://twitter.com/ecoa_uol
O que você está lendo é [Biógrafo de Zumbi, ele evitou linchamento de rapaz negro em Copacabana].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments