?Nós cometemos mais erros que indígenas?, diz ex-presidente da Funai
Naquela mesma década seria criada a Fundação Nacional do Índio (Funai, hoje Fundação Nacional dos Povos Indígenas), em 1967, e para a qual Sydney prestaria serviço também como sertanista, um dos cargos da instituição. Posteriormente, na década de 1990, chegou a atuar como presidente da Funai, período em que ajudou a demarcar mais de cem Terras Indígenas no Brasil.
Durante os 42 anos em que trabalhou na Funai, Sydney Possuelo criou o Departamento dos Índios Isolados, divisão dedicada a proteger povos ainda não contatados — um tema do qual se tornou o maior especialista no país.
✅A ideia era: vamos buscar esses povos indígenas isolados e fazer contato.Eu tive a oportunidade de conhecer sete grupos saindo da selva pela primeira vez
Sydney Possuelo no documentário Sydney Possuelo, uma Vida Amazônica.
Com o passar do tempo, no entanto, e depois uma experiência específica — e trágica — com o povo Arara, no Pará, Possuelo percebeu que contatar povos isolados não era a melhor forma de protegê-los.
Essa história ele conta à Mongabay nesta entrevista exclusiva, onde também fala sobre a principais conquistas dos indígenas nos últimos anos, sobre o futuro dos povos isolados no Brasil e sobre por que não concorda com a criação do Ministério dos Povos Indígenas.
Esta reportagem foi originalmente publicada no site da Mongabay Brasil.O que você está lendo é [?Nós cometemos mais erros que indígenas?, diz ex-presidente da Funai].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments