Dia do trabalho ou dia do trabalhador? 1º de maio tem origem em massacre
Em 1º de maio de 1886, cerca de 80 mil trabalhadores pararam a cidade de Chicago para reivindicar melhores condições de trabalho. Na década de 1880, operários aderiam em massa aos movimentos sindicais, influenciados especialmente pelo pensamento anarquista, e a cidade fervilhava com seus encontros e discussões.
Dias de festa, dias de luta
Era um sábado e o clima em Chicago era de festa, segundo descreve o historiador James Green no livro "Death in the Haymarket". Anarquistas como August Spies conduziram marchas pacíficas naquele dia, em apoio à greve nacional que tinha como pauta central a redução da jornada de trabalho de 13 para oito horas.
A violência que marcou os protestos daquela primavera teve início dois dias depois, em 3 de maio: em um confronto entre grevistas e trabalhadores temporários contratados por uma fábrica para furar a greve, a polícia atirou contra a multidão deixando um morto e vários feridos.
Em 1º de maio de 1943, Vargas sancionou a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), com previsões sobre duração da jornada, férias, segurança do trabalho, previdência social e fixação do salário mínimo.
O 1º de maio, que era marcado por piquetes, greves e reivindicações de direitos para os trabalhadores, se tornou uma comemoração cívica promovida pelo Estado em torno do trabalho.💥️
O que você está lendo é [Dia do trabalho ou dia do trabalhador? 1º de maio tem origem em massacre].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments