Jesus e os direitos humanos: um livro que cabe bem na nossa semana
Durante a Conferência de Estoril, em 2011, o escritor moçambicano Mia Couto fez um discurso ao qual recorro de tempos em tempos. Suas palavras me ajudam a explicar muita coisa, por mais diferentes que sejam entre si. Vou trazê-las para a conversa de hoje. O texto chama-se Murar o Medo.
Fazendo um passeio pela história de seu país, do período colonial até os tempos atuais, Mia constrói didaticamente uma imagem de como o medo é uma poderosa aliada na construção de sociedades baseadas na violenta ideia de que existe um certo jeito certo de ser e se estar no mundo: o seu. E que a simples existência de algo, ou alguém, que não seja parecido comigo é, por si só, uma ameaça. Logo, precisa ser eliminada.
Não tem qualquer sentido, mas foi vendida assim: tudo que não sou eu, merece todas as formas da violência. Da palavra às vias de fato. E isso tem se instalado nas sociedades. Diz um trecho do discurso, e acho que combina bem com o que aconteceu nos últimos dias: há quem tenha medo de que o medo um dia acabe.
A espiritualidade é importante, todas as formas de se manifestar no mundo. E precisamos lutar para que as pessoas tenham seu direito a ela assegurado, até para que possam escolher acreditar em coisa alguma. O que precisamos evidenciar com urgência é a diferença entre um discurso de fé e um discurso ódio. O primeiro engradece o espírito, o segundo banaliza a barbárie e autoriza a morte. Me lembrei do MC Marechal, um dos compositores de Favela Vive 5, quando ele canta: cuidado com aqueles que falam em nome de Deus, o que Deus nunca disse.
💥️*
Um fazendeiro excêntrico cria um safári africano, uma cidade famosa por seus caixões? Em "💥️OESTE", nova série em vídeos do YSOKE, você descobre estas e outras histórias inacreditáveis que transformam o Centro-Oeste brasileiro. Assista:
✅Siga 💥️Ecoa nas redes sociais e conheça mais histórias que inspiram e transformam o mundo
https://www.instagram.com/ecoa_uol/
https://twitter.com/ecoa_uol
O que você está lendo é [Jesus e os direitos humanos: um livro que cabe bem na nossa semana].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments