Apple não será obrigada a abrir o iMessage aos concorrentes
O iMessage (app Mensagens em Portugal) foi excluído da regulamentação que exige a interoperabilidade com outras plataformas de mensagens ao abrigo da Lei dos Mercados Digitais (DMA) da UE, na sequência da conclusão de uma investigação pelo regulador.
iMessage da Apple a "salvo" da Lei dos Mercados Digitais
Segundo a UE, a investigação determinou que a plataforma iMessage da Apple e o motor de pesquisa Bing da Microsoft não ocupam uma posição suficientemente dominante para serem abrangidos pelas regras estritas da DMA para os serviços prestados pelos chamados ✅gatekeepers ou guardiões digitais das grandes empresas tecnológicas, incluindo a Apple, Meta, Google, Amazon e TikTok.
A Apple e a Microsoft afirmaram que se congratularam com a decisão de não serem designadas como serviços de plataforma central em declarações separadas após o anúncio.
A UE trabalhou em legislação ao abrigo do DMA que teria exigido à Apple que efetuasse alterações ao iMessage para o tornar disponível noutras plataformas. As regras de interoperabilidade teriam permitido que as aplicações Meta, como o WhatsApp ou o Messenger, fossem obrigadas a interoperar com a estrutura do iMessage e a Apple teria sido forçada a cumprir estas regras na UE.
No entanto, a investigação da UE concluiu que o iMessage está excluído da legislação porque não é amplamente utilizado pelas empresas. A exclusão desta regra vai ao encontro das pretensões da Apple, que luta há 5 anos com uma investigação de mercado de cinco anos levada a cabo pela Comissão Europeia.
Apesar da conclusão da investigação sobre o iMessage, a DMA continua a obrigar a Apple a efetuar alterações significativas ao seu ecossistema de aplicações na União Europeia. Por exemplo, com o iOS 17.4, previsto para o próximo mês, a Apple irá implementar atualizações que permitirão aos utilizadores do iPhone e do iPad descarregar e instalar aplicações fora da App Store através de mercados de aplicações alternativos.
Leia também:
Apple lança iOS 17.4 beta 2 e traz 5 novas funcionalidades
O que você está lendo é [Apple não será obrigada a abrir o iMessage aos concorrentes].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments