Este é um dos lugares mais bonitos que pode visitar em Florença e não custa um cêntim

No século XIII, frades dominicanos instalaram uma enfermaria no convento de Santa Maria Novella, em Florença, e começaram a cultivar ervas medicinais para tratar os doentes. No claustro contíguo montaram um boticário e passaram a distribuir, a quem deles precisava, bálsamos, unguentos e outros fitoterápicos. Nascia assim a Officina Profumo-Farmaceutica di Santa Maria Novella, uma das mais antigas perfumarias em funcionamento contínuo do mundo.

É fácil passar pela ✅Officina Profumo-Farmaceutica di Santa Maria Novella, e não a notar. Fica num edifício discreto, numa rua tranquila (Via della Scala, nº 16), localizada perto da estação ferroviária de Florença. 

A entrada bastante simples não dá ideia dos tesouros que se escondem no seu interior, mas basta atravessar a portada e ver o enorme painel de flores que decora o teto, para perceber que a experiência que nos espera vai ser especial.

Passo a passo somos envolvidos por uma agradável fragrância de flores e especiarias. O ambiente lembra um palácio florentino, com enormes lustres, móveis do século XVIII, cortinas pesadas e iluminação suave.

Parte do que atualmente é a ✅officina, foi originalmente construída como Capela de San Niccolò. A capela foi um presente de agradecimento de Dardano Acciaioli, um comerciante florentino curado pelos frades dominicanos.

Sala, atrás de sala, encontramos prateleiras e bancadas cheias de frascos com “poções” aromáticas e coloridas, uma seleção tentadora de perfumes artesanais, sabonetes, produtos para a pele e para o corpo, aromas domésticos, pot-pourri, velas e muito mais. 

Os produtos aqui vendidos ainda são produzidos tendo por base receitas antigas, criadas e aperfeiçoadas a partir de fórmulas e tradições que por muito tempo apenas eram transmitidas oralmente. 

Quando a Peste Negra chegou à Europa em meados do século XIV e 70% da população de Florença morreu, os monges de Santa Maria Novella começaram a fazer um destilado de água de rosas para usar como anti-séptico e desinfetar as casas. O produto foi um sucesso e até hoje o “✅Acqua di Rose” é um dos perfumes mais vendidos da ✅officina assim como um perfume especial: o ✅Acqua Della Regina (hoje chamado de ✅Acqua di Santa Maria Novella), que no início do século XVI deu grande destaque à loja. Foi criado pelos monges para comemorar o casamento de Catarina de Médicis, filha da família mais poderosa da Florença renascentista e foi o primeiro perfume a usar o álcool como base, em vez do então predominante azeite ou vinagre, que depois deixava um cheiro rançoso.

Para além da Loja Histórica localizada na antiga 💥️Capela de San Niccolò, da elegante 💥️Sala Verde, do 💥️Antigo Boticário e da 💥️Sacristia com os seus lindos frescos, ainda podemos visitar um 💥️pequeno museu onde estão expostos antigos livros de receitas, vasos de cerâmica que outrora armazenaram ervas e especiarias, e instrumentos usados pelos monges para fabricar os bálsamos e águas de cheiro. Existe também uma 💥️Sala de Chá onde se pode provar licores e chás.

Os monges faziam esses licores e chás com ervas e especiarias, que depois eram consumidos como remédios de farmácia. 

A entrada na Officina Profumo-Farmaceutica di Santa Maria Novella é completamente gratuita e a visita vale muito a pena!

💥️Para mais inspiração e ideias para passeios, férias e fins de semana espreitem o The Travellight World e minha página de 💥️Instagram

O que você está lendo é [Este é um dos lugares mais bonitos que pode visitar em Florença e não custa um cêntim].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...