Antes de sugar clitóris, vibradores já funcionaram a vapor e manivela
Luciane Angelo
Colaboração para Universa, em São Paulo
Não à toa, os vibradores estão cada vez tecnológicos e eficientes —bem melhores do que quando surgiram, como mostra a linha do tempo a seguir:
3000 a 1000 a.C. O grande pênis de pedra
Arqueólogos descobriram por acidente, em 2023, uma grande pedra em formato de pênis durante escavações em um local destinado à construção industrial, na cidade de Rollsbo, na Suécia. A escultura, que tem aproximadamente 50 centímetros, pode ter sido utilizada para rituais de fertilidade na Idade do Bronze, entre 3000 a.C e 1000 a.C.
Sec. 2 d.C. O dildo de madeira
Em 1992, um pedaço de madeira de 16 centímetros em formato de pênis foi encontrado no forte de Vindolanda, na Inglaterra. Pesquisadores acreditam que a peça seja do século 2 d.C.
Há três teorias para o uso do artefato. Com 16 centímetros de comprimento, ele poderia ter sido usado como um pilão para moer ou triturar ingredientes.
Outra hipótese é que a escultura fosse um adorno colocado do lado de fora de uma habitação, sendo possivelmente acariciado por transeuntes para garantir boa sorte.
A terceira hipótese é a mais forte: de que seja um dildo altamente preservado. O falo pode não ter sido usado para penetração, já que o desgaste em seu exterior é mais coerente com a hipótese de estímulos clitorianos: as extremidades são mais gastas do que o meio.
1869. "The Manipulator", o primeiro vibrador a vapor
O primeiro vibrador, chamado "The Manipulator", era a vapor e foi criado por George Taylor, em 1869. Especula-se que tenha sido criado para aliviar o esforço físico dos médicos. Para levar as pacientes diagnosticadas com histeria a um estado de relaxamento total, chamado de "paroxismo"—ou orgasmo—, eles faziam uso dos dedos. O movimento constante estaria levando os profissionais a desenvolver lesões nas mãos, braços e ombros.
Outra hipótese é a de que "The Manipulator" tenha sido criado para tratar dores de cabeça, irritabilidade, indigestão e constipação, inclusive em homens.
1954 - Alfred kinsey e a masturbação feminina
Estudo produzido pelo biólogo norte-americano Alfred Kinsey revelou que 62% das mulheres avaliadas se masturbavam. Na mesma época, a agência "Food & Drug Administration" (FDA) passou a reprimir a utilização de vibradores pela promessa de cura para diversos males. Ao mesmo tempo, vibradores elétricos como o "The Polar Cub" passaram a ser anunciados como produto de Beleza.
1956 - Vibrador em massa
A loja de departamento Sears começou a produzir sua própria linha de vibradores.
1962 - A primeira sex shop
Na esteira da chamada Revolução Sexual, a alemã Beate Uhse inaugurou a primeira sex shop do mundo.
Em Nova York, no final dos anos 1960, a educadora sexual e artista Betty Dodson iniciou oficinas de masturbação só para mulheres, com o uso de vibradores. Utilizava os modelos "Oster" e "Panasonic Panabrator". A partir de meados dos anos 1970, Dodson começou a recomendar o "Hitachi Magic Wand", ajudando a torná-lo um dos vibradores mais populares de todos os tempos.
1970 - Bullet: meu primeiro vibrador
As marcas começam a apostar nos mini-vibradores, discretos e eficientes, conhecidos como bullets.
1973: "Lei do Dispositivo Obsceno" - Texas
A "Lei do Dispositivo Obsceno", introduzida no Texas em 1973, proibia qualquer dispositivo projetado ou comercializado principalmente para a estimulação de órgãos genitais humanos. Para driblar a lei, as empresas comercializavam os vibradores como massageadores pessoais.
Anos 1980 a 1990: O famoso rabbit
No início dos anos 1980, a empresa de brinquedos sexuais Vibratex passou a comercializar vibradores em cores brilhantes e em formato de animais para driblar as leis de obscenidade do Japão, onde os produtos eram fabricados. O vibrador em formato de coelho —o rabbit— ganhou fama ao aparecer no seriado "Sex and the City", em 1998. O produto continua popular até hoje, em versões mais modernas, com mais de 30 modos de vibração.
O que você está lendo é [Antes de sugar clitóris, vibradores já funcionaram a vapor e manivela].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments