Brasileiros salvaram Google de erro global desconhecido por americanos

💥️✅(Toda semana, Diogo Cortiz e Helton Simões Gomes conversam sobre tecnologia no podcast Deu Tilt. O programa vai ao ar às terças-feiras no YouTube do YSOKE, no Spotify, no Deezer e no Apple Podcasts. Nesta semana, o assunto é: C💥️omo o Google chegou ao Brasil após comprar empresa de professores; Dar um Google na Britney Spears nunca foi tão difícil; Dilema da busca: ser ou não ser TikTok)

O engenheiro Berthier Ribeiro-Neto, primeiro funcionário do Google no Brasil, foi diretor de engenharia do centro de tecnologia da empresa no país por 19 anos. Durante esses anos, viu o motor de buscas se tornar fundamental para a internet. Não só viu como ajudou a construí-lo.

Em entrevista ao Deu Tilt, o podcast do para humanos por trás das máquinas, Ribeiro-Neto conta que sua equipe detectou um erro que acontecia em todo mundo, mas havia passado despercebido pela equipe da Califórnia, sede do Google.

    País caminha para dar aula de defesa da democracia

    Jamil Chade

    País caminha para dar aula de defesa da democracia

  • A enorme diferença que separa o Inter do Vasco

    Mauro Cezar

    A enorme diferença que separa o Inter do Vasco

  • Cid entregou Braga Netto, mas poupou Bolsonaro?

    Raquel Landim

    Cid entregou Braga Netto, mas poupou Bolsonaro?

  • Indiciamento inaugura reinvenção da direita

    Josias de Souza

    Indiciamento inaugura reinvenção da direita

O trabalho de um engenheiro do Google no Brasil não é o de tropicalização, é o de desenvolver funções e produtos com impacto global
💥️Berthier Ribeiro-Neto

Nos primórdios do buscador, havia uma falha que alteravam drasticamente os resultados a depender do idioma e país em que a pesquisa era feita. Para ajudar a entender o problema, Berthier primeiro conta qual era a lógica adotada.

Tem consultas em que a melhor resposta não está no Brasil. Por exemplo, a Britney Spears: a melhor resposta está na página dela e essa página não está no Brasil
💥️Berthier Ribeiro-Neto

Só havia uma questão. Priorizar os melhores resultados dentre as opções de toda a internet fazia com que buscas realizadas no Brasil apresentassem menos resultados em português. Ao pesquisar por "download mp3" no Brasil, exemplifica Ribeiro-Neto, os primeiros resultados incluíam textos em português, alemão e mandarim.

Esse problema fazia com que usuários fossem expostos a conteúdo que simplesmente não conseguiam consumir. E isso não ocorria só com o Brasil, mas também com outros países.

"Aí nós nos perguntamos: tem esse problema na Espanha? Na França? Na Coreia? Na verdade, o problema estava em todo lugar do mundo", apontou Ribeiro-Neto.

Continua após a publicidade

Por que o pessoal de Mountain View não viu? Porque faziam as consultas da Califórnia e na Califórnia funcionava
💥️Berthier Ribeiro-Neto

Berthier Ribeiro-Neto, ex-diretor de engenharia do centro de tecnologia do Google no Brasil

Berthier Ribeiro-Neto, ex-diretor de engenharia do centro de tecnologia do Google no Brasil Imagem: Reprodução/UOL

Ou seja, a falha passava incólume pelos engenheiros norte-americanos, porque os resultados para as buscas que faziam incluíam grande quantidade de links dos Estados Unidos.

Propusemos uma modificação no código, fizemos experimentos. O responsável pela busca na época me disse que esse era o experimento de maior impacto na empresa naquele ano
💥️Berthier Ribeiro-Neto

Feito no Brasil, por engenheiros brasileiros. Com o novo código, as respostas a uma consulta passaram a trazer mais resultados no idioma buscado.

Berthier Ribeiro-Neto comenta que há no Brasil uma "síndrome do ser pequeno". Contudo, a trajetória de engenheiros brasileiros na empresa e as soluções pensadas por eles para resolver problemas globais contam outra história.

Continua após a publicidade

Newsletter

Um boletim com as novidades e lançamentos da semana e um papo sobre novas tecnologias. Toda sexta.

Quero receber

A reputação dos engenheiros que o Brasil têm dentro de uma empresa como o Google mostra que a gente pode fazer tão bem quanto qualquer povo desde que a gente se organize
💥️Berthier Ribeiro-Neto

💥️IA? Nada disso! Jovens viciados no TikTok é que podem mudar o Google

Inteligência artificial? Amazon? O mecanismo de busca está ficando 'burro', a ponto de muita gente reclamar? Muita gente elenca as ameaças a uma empresa gigante como o Google. Mas a percepção de um dos engenheiros que mais entendem da Big Tech é outra.

Para Berthier, a geração de jovens que se viciou na experiência de vídeos curtos e rápidos do TikTok dificilmente vai se adaptar ao funcionamento do Google.

Como resolver o problema? Não será virando uma versão do TikTok. "A máquina da busca do Google tem uma expectativa. Se virar um Tiktok, vai frustrar 1 bilhão de pessoas todos os dias", profetiza Berthier.

Continua após a publicidade

💥️Como o Google chegou ao Brasil após comprar empresa de professores

Era bom para a universidade, era bom para a cidade, para o estado e para o país. Tinha que fazer e nós fizemos
💥️Berthier Ribeiro-Neto

As digitais do engenheiro Berthier Ribeiro-Neto estão presentes na chegada do Google ao Brasil no começo dos anos 2000. Ele e outros professores da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) são os fundadores da Akwan, empresa de buscas que fez tanto sucesso que acabou chamando a atenção da companhia norte-americana.

Neto contou como ocorreu a aproximação com a Google, na época uma empresa em potencial, mas longe de ser a Big Tech que é hoje.

O interesse culminou na aquisição da empresa de Berthier, que virou o primeiro funcionário do Google no Brasil. Ele foi diretor de engenharia do centro de tecnologia da companhia no Brasil durante 19 anos até decidir sair em julho deste ano. Essa é a primeira entrevista após deixar a empresa.

Continua após a publicidade

💥️DEU TILT

Toda semana, Diogo Cortiz e Helton Simões Gomes conversam sobre as tecnologias que movimentam os humanos por trás das máquinas. O programa é publicado às terças-feiras no YouTube do e nas plataformas de áudio. Assista ao episódio da semana completo.

O que você está lendo é [Brasileiros salvaram Google de erro global desconhecido por americanos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...