O que pode ajudar a transformar Portugal no Silicon Valley da Europa? Apostar em I&D - Negócios Tek

Portugal tem todos os ingredientes para começar a ser o próximo Silicon Valley da Europa, mas o problema é que a Investigação e Desenvolvimento representa apenas 1,7% do PIB, bem abaixo da média e das metas europeias. O que pode ajudar a transformar Portugal no Silicon Valley da Europa? Apostar em I&D Rodrigo Cordeiro, Country Head, Capgemini Engineering APDC

💥️O caminho para Portugal ser o Silicon Valley da Europa está a ser feito. “Portugal é um país atrativo, quer pela cultura, localização ou custo de vida, sem esquecer as infraestruturas de elevada qualidade”, começou por apontar 💥️Rodrigo Cordeiro no segundo dia do 33º Congresso da APDC. “Em talento consegue captar seis vezes mais investimento, tem 13% mais startups ✅per capita do que a média europeia e já criou sete unicórnios, até 2023”.

À partida estarão reunidos todos os ingredientes,💥️ mas há pontos menos positivos 💥️e um deles é a Investigação e Desenvolvimento representar apenas 1,7% do PIB, abaixo da média europeia e ainda mais dass metas europeias para 2030, acrescentou o Country Head da Capgemini Engineering.

Está a ser feito um 💥️ótimo trabalho com as startups, mas estas representam apenas 1% do PIB. Já 💥️as PME representam 99,9% do tecido empresarial, e 55% de todo o volume de negócio do país, só que 90% são microempresas com menos de dez colaboradores e tem uma faturação média abaixo dos 212 mil euros. “São negócios que vivem do dia a dia, com fraca capacidade de investimento”, referiu Rodrigo Cordeiro.

Pode acompanhar todos os debates online com o ysoke TEK, através da transmissão de vídeo assegurada pela APDC

Para o responsável da Capgemini Engineering, 💥️as grandes empresas são uma variável chave nesta equação. “Estas empresas têm menos tempo para falhar e para testar, mas por outro lado 💥️têm capacidades como a de poderem atrair centros de I&D para Portugal e, acima de tudo, a capacidade de se reinventarem”.

Essa reinvenção passa por 💥️“não ter medo de partilhar ideias, riscos e esforços”, para que seja possível fazer muito mais I&D. “Será a única forma de ajudar a trazer este investimento, que vai ajudar à inovação e ser uma bola de neve para o país”, rematou.

💥️O ysoke TEK é media partner do 33º Congresso da APDC e está a acompanhar os debates e apresentações. Acompanhe tudo aqui e veja as imagens.

O que você está lendo é [O que pode ajudar a transformar Portugal no Silicon Valley da Europa? Apostar em I&D - Negócios Tek].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...