Universidade de Coimbra conquista 9,7 milhões de euros para 4 áreas de investigação em Portugal & Green Savers

@Paulo Amaral

A Universidade de Coimbra (UC) acaba de conquistar 9,7 milhões de euros da Comissão Europeia para financiar quatro projetos de capacitação e investigação em diferentes áreas científicas: biomateriais, música, obesidade e terapia génica. Nesta ✅call das ✅ERA Chairs, a UC lidera quatro dos oitos projetos financiados em Portugal, tendo sido aprovados 38 projetos a nível europeu, divulgou a instituição em comunicado.

Segundo a mesma fonte, este financiamento vai permitir potenciar, ao longo de cinco anos, várias áreas de investigação na UC. Os projetos são financiados pelo Horizonte Europa no âmbito das ✅ERA Chairs, mecanismo de financiamento da Comissão Europeia que apoia universidades e centros de investigação para que possam atrair e manter recursos humanos qualificados, criando novas equipas de investigação, e, em simultâneo, potenciar a investigação de excelência na resposta a vários desafios societais. Todas as ✅ERA Chairs contam com a colaboração de um ✅ERA Chair Holder, um especialista de reconhecido mérito internacional que vai acompanhar toda a implementação do projeto.

A ERA Chair OBICODE: Biocultural Transmissions of Obesity across Generations in the Digital Era vai ser coordenada na UC pela docente do Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia (DCV/FCTUC) e coordenadora do Centro de Investigação em Antropologia e Saúde (CIAS), Cristina Padez.

Financiado com 2,5 milhões de euros, o ✅OBICODE tem como ✅ERA Chair Holder o professor da Universidade de Oxford, Stanley Ulijaszek, renomado especialista internacional na área da antropologia, em particular nas áreas da obesidade e desnutrição. Visa reforçar a investigação em antropologia na UC, em particular através do desenvolvimento e testagem de um modelo para estudar as origens sociais da obesidade ao longo das gerações, influenciadas pelo ecossistema digital, traduzindo, depois, os resultados em mensagens políticas e de intervenção.

Intitulada ✅BIOBASED2UC: Exploring novel bio-based materials and their applications in conservation and restoration with a new interdisciplinary team e coordenada na UC pelo investigador do Centro de Engenharia Química e Recursos Renováveis para a Sustentabilidade (CERES) do Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia (DEQ/FCTUC), José Gamelas, esta ✅ERA Chair vai receber 2,2 milhões de euros.

O ✅ERA Chair Holder é o professor Mohamed Naceur Belgacem, cientista reconhecido mundialmente pela investigação pioneira na área de biopolímeros. O ✅BIOBASED2UC tem como objetivo central implementar uma linha de investigação forte nas áreas de desenvolvimento de materiais biobaseados através de abordagens sustentáveis, e também na aplicação desses materiais na conservação e restauro de objetos celulósicos históricos, contribuindo, assim, para a preservação do património histórico e cultural da sociedade.

O docente do Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras (FLUC) e coordenador científico do Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20), José Oliveira Martins, vai coordenar na UC o ✅MusicAnalytica: Interdisciplining Music Studies through the Reconfiguration of Theoretical and Analytical Knowledge, com financiamento de 2,5 milhões de euros.

O professor da Universidade de Yale, Richard Cohn, especialista de renome da teoria musical, é ✅o ERA Chair Holder do ✅MusicAnalytica, que tem como objetivo central potenciar a investigação na área da música na UC, a partir de um quadro inovador para a compreensão do legado cultural e criativo em música, promovendo uma reconfiguração radical em estudos musicais, através de áreas como a análise musical e a musicologia, a computação e a matemática musical, a cognição, a performance musical e a antropologia.

Coordenada na UC pelo docente da Faculdade de Farmácia (FFUC) e presidente do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC-UC),✅ Luís Pereira de Almeida, a ERA Chair GCure & From Gene to Cure vai receber 2,5 milhões de euros. Vai ter como ERA Chair Holder o professor Jude Samulski, da Escola de Medicina da Universidade da Carolina do Norte, considerado um dos pais da terapia génica. O ✅GCure representa um esforço estratégico para reforçar a capacidade e visibilidade da UC na vanguarda da investigação e inovação em terapia génica, domínio científico que resulta na geração de medicamentos através de material genético (DNA ou RNA) para tratar ou prevenir as causas das doenças. Espera-se que contribua também para promover avanços significativos na saúde e bem-estar.

Para o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, “a atribuição de quase 10 milhões de euros de financiamento numa só ✅call – com a UC a liderar 50% dos projetos nacionais e 10% dos projetos europeus aprovados – reflete o investimento contínuo da UC na conquista de financiamento competitivo e a qualidade da nossa investigação, fatores que, neste caso em concreto, vão permitir criar novos grupos de investigação e promover desenvolvimento em áreas de grande relevância, contribuindo para formar uma nova geração de jovens investigadores”.

De recordar que as quatro novas ✅ERA Chairs se juntam a outras quatro já implementadas na UC em anos anteriores: ✅CogBooster e ✅EXCELScIOR, em 2022; ✅DYNABrain, na qualidade de associada, em 2023; e ✅ERAatUC, em 2015.

O que você está lendo é [Universidade de Coimbra conquista 9,7 milhões de euros para 4 áreas de investigação em Portugal &  Green Savers].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...