Taxa de sucesso entre bolseiros de doutoramento acima dos 88%. Mulheres lideram estatística - Ciência Tek

A FCT fez as contas e cinco anos após a obtenção do grau de doutores, 65% dos bolseiros eram docentes/investigadores. Setenta e cinco por cento dos doutorados que tiveram bolsa nos anos 90 é atualmente docente. Taxa de sucesso entre bolseiros de doutoramento acima dos 88%. Mulheres lideram estatística Testalize.me

A FCT analisou os percursos profissionais de 5.800 ex-bolseiros de doutoramento, cujas bolsas tiveram início entre 1995 e 2012, em diversos momentos após a obtenção do grau, e 💥️concluiu que a taxa de sucesso é superior a 88%, um valor elevado e comparável com o de outros países da União Europeia.

A percentagem de bolseiros que obteve o grau é 💥️ligeiramente maior entre as mulheres, bem como nos bolseiros mais jovens à data de início da bolsa.

A análise, que resultou no estudo “Impacto do financiamento FCT nas carreiras de investigação em Portugal – trajetórias profissionais de ex-bolseiros de doutoramento FCT”, indica ainda no geral que 💥️60% dos ex-bolseiros de doutoramento exerciam atividade de I&D no Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

Cinco anos após a obtenção do grau, 65% eram docentes/investigadores e 29% eram bolseiros, mas💥️ a situação profissional varia de forma acentuada em função da data de início da bolsa e do tempo decorrido após o grau, nota a FCT. A maioria dos doutorados que tiveram bolsa da FCT nos anos 90 é atualmente docente (75%).

Os dados revelam também que, entre os doutorados no SNCT, as extintas 💥️bolsas de pós-doutoramento e o atual Programa de Estímulo ao Emprego Científico (ambos promovidos pela FCT) desempenham um papel fundamental na 💥️transição dos doutorados para as funções de docente ou investigador. Os ex-bolseiros da FCT têm maioritariamente (90%) atividade de I&D no setor Ensino Superior, o que está em linha com o que se verifica para o SNCT como um todo.

1.488 bolsas de investigação para doutoramento atribuídas pela FCT em 2023. Mais de metade a mulheres

Ver artigo

Em Portugal, os números mais recentes do inquérito Careers of Doctorate Holders (CDH), da responsabilidade da DGEEC (relativos a 2023), revelam que 💥️a taxa de desemprego dos detentores do grau de doutor é muito baixa (2%). 💥️Mais de 80% do total de doutorados residentes no nosso país realizavam atividades de I&D: 68% dos quais tinham contrato permanente e 32% dos quais tinham contrato a termo.

Em dezembro a FCT divulgou os resultados finais de 2023 do Concurso para Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento em Todos os Domínios Científicos, revelando ter concedido 💥️1.488 novas bolsas.

Do número total, 💥️1.156 estavam incluídas na Linha de Candidatura Geral, que registou uma taxa de aprovação de 37,5%, e 💥️332 na Linha de Candidatura Específica em Ambiente Não Académico, com uma taxa de aprovação de 75,3%.

O que você está lendo é [Taxa de sucesso entre bolseiros de doutoramento acima dos 88%. Mulheres lideram estatística - Ciência Tek].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...