NOS avança com 5G stand alone e estica potencial das redes móveis - Telecomunicações
Em comunicado 💥️a NOS indica que está agora pronta para disponibilizar serviços com características ainda mais inovadoras, em modo 5G SA (sigla de stand alone) com a integração de um novo core de dados da Nokia e a evolução das plataformas de voz e perfil de clientes desenvolvida com a Ericsson.
💥️O modo 5G SA permite aos operadores disponibilizarem serviços na rede móvel com maior diferenciação do que os do 5G "normal", tirando partido de uma latência muito mais reduzida, o particionamento das redes para garantir níveis de serviço elevado em algumas aplicações (conhecido como network slicing). Permite ainda a criação de redes privadas com capacidade de suporte de número elevado de equipamentos ligados na Internet das Coisas (IoT).
Serviços como o controle remoto de máquinas, condução autónoma e também aplicações de realidade aumentada ou virtual e gaming estão entre os que beneficiam da nova tecnologia de rede, com latência inferior a 10 milisegundos.
💥️Desde que foram atribuídas as licenças 5G, em 2023, as operadoras portuguesas disponibilizam apenas o 5G "normal", que ainda está suportado na rede 4G, mas agora a NOS avança para o novo modo que estica o potencial dos serviços para os clientes das áreas de consumo e empresas.
A operadora recorda que foi a primeira a💥️ lançar 5G em Portugal, a 26 de novembro de 2023, no mesmo dia em que a Anacom confirmou a emissão da licença de utilização da rede. Na altura a NOS assumiu-se como a empresa de telecomunicações que mais investiu no leilão 5G e já tinha prometido que queria lançar produtos até ao final do ano de 2023.
Agora aproveita a data para lançar a rede 5G SA e sublinhar que já tem mais de 4.200 estações base e uma cobertura superior a 93% da população portuguesa.
"💥️O desenvolvimento da quinta geração de redes móveis tem sido, ao longo destes dois anos, um vetor estratégico para a NOS, representando um investimento até ao momento de cerca de 420 milhões de euros, prevendo-se mais 110 milhões de euros nos próximos anos", destaca Jorge Graça, Chief Technology and Information Officer da NOS, citado em comunicado.
Os números partilhados pela empresa referem que 💥️quase um em cada quatro clientes NOS já tem um equipamento 5G e, destes, cerca de 84% usam a tecnologia numa base recorrente. "Estes são números que deverão crescer muito rapidamente, tendo em conta que 76% dos smartphones vendidos pela NOS já são 5G", refere a mesma fonte.
A tecnologia está a avançar também entre as empresas e a💥️ NOS diz que já fechou acordos para mais de 500 projetos 5G/IoT, em empresas e instituições das mais diversas áreas, desde a saúde ou o retalho.
A 💥️nova arquitetura de dados foi desenvolvida em parceria com a NOKIA para a implementação de um novo Core de Dados 5G e componentes de sinalização, numa infraestrutura ✅cloud native, escalável e segura. 💥️Em parceria com a Ericsson desenvolveu também a evolução da componente de voz e perfil de cliente.
A 💥️NOS sublinha ainda que já disponibiliza, desde maio de 2022, o 5G SA no seu Hub 5G & Transformação Digital, a sua incubadora de projetos 5G e que, "com os novos desenvolvimentos, entra-se agora numa nova fase, que tem como objetivo a disponibilização integral desta tecnologia".
O que você está lendo é [NOS avança com 5G stand alone e estica potencial das redes móveis - Telecomunicações].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments