Já conhece o “caçador de relâmpagos” da ESA? Veja o Lightning Imager em a&am
A Agência Espacial Europeia (ESA) e a EUMETSAT publicaram as primeiras imagens e animações obtidas a partir do 💥️Lightning Imager, ou como é conhecido, o “caçador de relâmpagos” da Europa.
Lançado a 13 de dezembro a bordo do satélite Meteosat Third Generation - Imager 1 (MTG-I1) e localizado a cerca de 36 mil quilómetros da Terra, o primeiro instrumento europeu💥️ capaz de detetar continuamente relâmpagos acima da Europa, África, partes do Oriente Médio e América do Sul a partir do espaço agora foi ativado.
É apresentado como💥️ uma tecnologia inovadora na deteção e previsão de tempestades e trovoadas. Particularmente em regiões remotas e nos oceanos, áreas onde os recursos de deteção de raios são limitados.
💥️Clique nas imagens para mais detalhe
Cada câmara do satélite meteorológico geoestacionário 💥️pode captar até 1.000 imagens por segundo e observar continuamente a atividade do relâmpago no espaço. Pretende-se que a informação reunida possa dar aos meteorologistas 💥️maior segurança nas previsões de tempestades graves.
💥️Veja o vídeo de explicação preparado pela ESA e pela EUMETSAT
São várias as animações realizadas a partir das imagens registadas pelo 💥️Lightning Imager, todas reunidas numa pagina online. Cada animação é uma 💥️sequência de imagens criadas a partir da recolha de um minuto de medições de relâmpagos, sobrepostas numa única imagem da Terra, explica-se.
Os dados usados para as animações foram adquiridos numa 💥️configuração de sensibilidade mais baixa do instrumento do que aquela que será fornecida aos serviços meteorológicos para fins de previsão.
O MTG-I1 está atualmente em fase de comissionamento durante a qual os instrumentos são calibrados e os dados validados. 💥️A informação reunida pelo Lightning Imager estará disponível para uso operacional a partir do início de 2024.
O que você está lendo é [Já conhece o “caçador de relâmpagos” da ESA? Veja o Lightning Imager em a&am].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments