Tribunal dos Estados Unidos coloca bloqueio temporário à compra da Activision pela Microsoft - Neg&oac
A decisão, tomada na terça-feira pelo tribunal federal de São Francisco, 💥️surge em resposta a um pedido apresentado na segunda-feira pela Comissão Federal do Comércio dos Estados Unidos (FTC, na sigla em inglês).
A FTC, a autoridade da concorrência norte-americana, tinha pedido a suspensão temporária da aquisição, avaliada em 69 mil milhões de dólares (63,9 milhões de euros), 💥️alegando que a Microsoft estaria a tentar fechar o negócio antes do início do julgamento.
Algo que seria "💥️difícil, se não impossível" de reverter, se a aquisição fosse posteriormente considerada ilegal, disse a comissão. O tribunal disse que a ordem de bloqueio temporário do negócio "é necessária para manter o status quo" enquanto os processos legais da FTC contra a transação ainda estão pendentes.
Comissão Europeia aprova compra da Activision pela Microsoft
Ver artigoO tribunal marcou ainda para 22 de junho uma audiência sobre um outro pedido apresentado pela FTC para uma decisão final a bloquear o negócio.
A operação, anunciada há um ano e meio, foi aprovada em vários países💥️, incluindo pela Comissão Europeia, no mês passado, e tornaria a Microsoft a terceira maior empresa do mundo no setor dos videojogos.
No entanto, a aquisição foi bloqueada nos Estados Unidos e no Reino Unido, devido às preocupações de vários reguladores sobre a concorrência na indústria de videojogos.
A Microsoft disse, num comunicado divulgado na terça-feira, que "💥️acelerar o processo legal nos EUA trará mais opções e concorrência ao mercado de jogos".
"Uma ordem de restrição temporária faz sentido até que possamos receber uma decisão do tribunal, que se está a mover rapidamente", disse a empresa.
Em dezembro, a 💥️FTC anunciou que ia tentar impedir a compra da Activision Blizzard, alegando que podia prejudicar os consumidores, pois ia permitir à Microsoft ficar com importantes títulos de videojogos, como "Warcraft", "Call of Duty" ou "Candy Crush".
A 💥️queixa da FTC referiu aquisições anteriores de jogos pela Microsoft, especialmente à Bethesda Softworks, como um exemplo onde a Microsoft tornou alguns títulos de jogos populares exclusivos para o sistema de jogos Xbox, apesar de ter garantido aos reguladores europeus que não tinha intenção de o fazer.
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