Nokia promete levar internet 4G à Lua até o fim do ano
A Nokia está envolvida em um projeto coordenado pela Nasa que pretende levar internet à Lua ainda neste ano. Os detalhes foram anunciados no começo de março, durante a maior feira de telecomunicações do planeta, a MWC, em Barcelona. No entanto, eles conquistaram espaço na mídia só agora. As movimentações para implementar a rede devem acontecer em novembro, data prevista para a missão IM-2. A ação contará com a ajuda da Intuitive Machines, empresa responsável por levar o sistema que vai viabilizar a implementação do 4G no satélite natural.
A missão, que depende de um foguete SpaceX Falcon 9, visa fornecer comunicação em parte do solo lunar para viabilizar o acesso a apps de transmissão de dados e controle de sistemas à distância. Outras funções pretendidas são a de navegação em tempo real e realização de streaming de vídeo em alta definição.
🔎 Uso excessivo de celular afeta coluna dos adolescentes, mostra estudo
2 de 2 Missão IM-2 deve acontecer em novembro deste ano — Foto: Reprodução/GizmodoMissão IM-2 deve acontecer em novembro deste ano — Foto: Reprodução/Gizmodo
✍️ Como tirar foto da Lua com o celular? Veja dicas dos leitores no Fórum TechTudo
O projeto abre caminhos para a missão Artemis, da Nasa, que ambiciona colocar astronautas na superfície do satélite terrestre, assim como aconteceu em 1972, na famosa missão Apollo 17. A longo prazo, a conferência de internet LTE na Lua pode ajudar a construir um espaço apto a receber a presença humana.
Nas últimas missões não tripuladas, as explorações chegaram a encontrar resquícios de gelo – o que poderia ampliar as chances de permanência humana no ambiente lunar. À medida que as análises avançarem, espera-se que seja possível usar o gelo para obtenção de água potável, que servirá de base na geração de combustível para foguetes e até mesmo de oxigênio respirável para astronautas.
Quanto ao trabalho da Nokia, é p
A participação da Nokia no projeto tem a ver com o desenvolvimento de um terminal de comunicação capaz de conectar um automóvel espacial ao módulo de pouso Nova-C. O rover, como é chamado o veículo, conta com um sistema movido a energia solar. Toda essa estrutura deve ser lançada por propulsão e ficará alocada no lado sul da Lua, na cratera de Shackleton.
Embora a projeção para o lançamento seja até o final de 2023, não se pode afirmar que a missão será, de fato, concluída neste ano. Quem explica isso é o analista da empresa Moor Insights & Strategy, Anshel Sag, ao chamar a meta de “otimista” em entrevista à emissora americana . “Se o hardware estiver pronto e validado como parece, há uma boa chance de lançar neste ano, desde que o parceiro de lançamento não tenha contratempos ou atrasos”, explica.
Celular caiu na água? Veja o que fazer
O que você está lendo é [Nokia promete levar internet 4G à Lua até o fim do ano].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments