Bortoleto vai para decisão da F2 com 0.5 ponto de vantagem após punição

Gabriel Bortoleto chegou em terceiro na corrida principal do Qatar

Gabriel Bortoleto chegou em terceiro na corrida principal do Qatar Imagem: Divulgação

Gabriel Bortoleto liderava a corrida principal da Fórmula 2 e tinha seu principal rival na luta pelo campeonato, Isack Hadjar, nas últimas posições dos pontos quando um Safety Car mudou a história da corrida e fez com que a disputa pelo título esquentasse ainda mais: Bortoleto e Hadjar vão chegar à última etapa em Abu Dhabi, já no próximo final de semana, separados por apenas meio ponto.

Bortoleto estava indo para os boxes quando um Safety Car Virtual foi acionado. Na F2, isso quer dizer que os boxes ficam fechados e ele não poderia entrar. Vendo o sinal vermelho quando lá estava quase entrando, ele cruzou a linha dos boxes. Por conta disso, levou uma punição de 5s, que foram acrescidos a seu tempo final.

"Cometi um erro, obviamente, então eles não podem mudar a regra. A penalidade foi justa, eu só percebi quando era tarde demais", disse Bortoleto.

    Fla tira interesse do Inter em ajudar o Palmeiras

    PVC

    Fla tira interesse do Inter em ajudar o Palmeiras

  • Governo vê ocasião ideal para atacar privilégios

    Carolina Brígido

    Governo vê ocasião ideal para atacar privilégios

  • Foi bonita a festa, pá, mas teve misoginia sim, senhor

    Milly Lacombe

    Foi bonita a festa, pá, mas teve misoginia sim, senhor

  • Hemisfério beira terremoto da extrema direita

    Jamil Chade

    Hemisfério beira terremoto da extrema direita

O Safety Car misturou as estratégias, com pilotos que ainda precisavam entrar nos boxes ocupando as primeiras posições. Bortoleto foi abrindo caminho no pelotão, assim como Hadjar, que ganhou várias posições por ter parado durante o SC e Paul Aron, que ainda tem chances matemáticas de título. O brasileiro cruzou a linha de chegada em primeiro, mas não abriu 5s para Aron e Hadjar, que ficaram classificados a sua frente.

Assista às transmissões da Fórmula 1 ao vivo no Play e não perca nenhum GP da temporada. A partir de R$ 19,90/mês, você tem acesso aos canais Band, BandSports, e muito mais

Quando Bortoleto abria caminho no pelotão, dois pontos chamaram a atenção: primeiro, a dificuldade que o companheiro de Hadjar, Josep Maria Marti, impôs à ultrapassagem do brasileiro - "ele parecia que estava lutando pela vida e obviamente ele é companheiro do Isack então acredito que esse seja o trabalho dele", disse Gabriel - e o pouco que ele foi ajudado pelo seu próprio companheiro, Kush Maini.

Bortoleto só precisaria de mais quatro décimos para ficar na frente de Hadjar, então o fato de Maini não ter deixado-o passar logo de cara e, principalmente, não ter atrapalhado quem vinha atrás, chamou a atenção.

"Temos sido assim o ano todo, Kush está fazendo sua própria corrida, eu não sei quais são seus planos para o futuro e definitivamente não seremos companheiros de equipe no ano que vem, eu não, sei se ele quer ajudar ou não", disse Bortoleto respondendo ao questionamento do Esporte sobre o companheiro de Invicta. "Não é obrigatório que ele ajude no final das contas. Ele é um piloto pagante no final das contas e eu também sou, não somos contratados pelas equipes, então ele pode decidir o que fazer. Ele não me bloqueou, ele não tentou dificultar minha corrida. Se houvesse algo que pudesse ter sido feito, talvez precisemos discutir como uma equipe, mas não quero julgar nada antes de checar."

Em Abu Dhabi, Bortoleto disse querer se divertir. Afinal, ele acredita que os resultados só começaram a surgir nesta temporada quando ele parou de se preocupar com detalhes e passou a correr com mais prazer, e quer levar isso para a decisão, sabendo também que já não tem o peso de correr para impressionar as equipes de F1, uma vez que está confirmado na equipe Sauber no ano que vem.

"É sempre bom lutar por um campeonato tão apertado no final da temporada, isso torna as coisas mais emocionantes. Você vai fazer parte de um campeonato que vai virar história, porque nunca antes dois pilotos chegaram divididos por só meio ponto."

Continua após a publicidade

A Fórmula 2 tem duas corridas por final de semana e distribui pontos também para o pole position e volta mais rápida. No total, são 39 pontos em jogo por etapa, o que coloca Aron também na disputa: o piloto que acaba de ser contratado pela academia da Alpine está a 25.5 pontos atrás de Bortoleto.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

O que você está lendo é [Bortoleto vai para decisão da F2 com 0.5 ponto de vantagem após punição].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...