Financiamento do Conselho Europeu de Inovação a empresas deep tech portuguesas atinge 27 milhõe

Desde que arrancou, em março de 2023, o Conselho Europeu de Inovação já financiou empresas deep tech nacionais em perto de 27 Milhões de Euros, contabiliza a Agência Nacional de Inovação. Destacam-se os setores de tecnologias, transportes, agrobio, vinhos e saúde e empresas de Porto, Braga, Guimarães, Aveiro, Cantanhede e Odivelas. Financiamento do Conselho Europeu de Inovação a empresas deep tech portuguesas atinge 27 milhões de euros Inova

Os números foram divulgados a propósito das sessões de ✅esclarecimento sobre as ferramentas de financiamento EIC Accelerator e EIC Pathfinder organizadas nos últimos dois dias, em que participaram mais de 200 entidades.

De acordo com a Agência Nacional de Inovação (ANI) o financiamento do 💥️Conselho Europeu de Inovação a empresas deep tech está próximo dos 27 Milhões de Euros. "Só 💥️no EIC[European Innovation Council]Accelerator, o principal instrumento da iniciativa integrada no Horizonte Europa, Portugal já captou 22 milhões de euros", refere esta organização.

No 💥️EIC Pathfinder, as empresas portuguesas arrecadaram 4,9 milhões de euros, o que corresponde a 28% do financiamento total obtido por Portugal.

Em conjunto, 💥️os dois instrumentos financiaram 30 projetos com participação de entidades portuguesas.

Em comunicado a ANI destaca 💥️projetos nos setores de tecnologias, transportes, agrobio, vinhos e saúde e empresas de Porto, Braga, Guimarães, Aveiro, Cantanhede e Odivelas.

A ANI lista 💥️os financiamentos do EIC Accelerator nos últimos dois anos a empresas. Veja a informação partilhada:

O 💥️EIC Accelerator tem por objetivo apoiar startups e PME com tecnologias disruptivas a desenvolverem os seus negócios à escala global, através da oferta de financiamento a fundo perdido de até 2,5 milhões de euros, combinado com investimentos de capital próprio até 15 milhões de euros provenientes do Fundo do Conselho Europeu de Inovação.

Além do apoio financeiro, todos os projetos beneficiam de acesso a serviços de aceleração de negócios para desenvolvimento de oportunidades de investimento e crescimento a nível mundial.

💥️Este programa está aberto em contínuo, desde 2023, tendo três datas anuais para avaliação das candidaturas.

💥️Empresas portuguesas captam 28% do financiamento no EIC Pathfinder

A ANI destaca ainda que, no âmbito do instrumento de financiamento Pathfinder, que pretende financiar ideias e tecnologias disruptivas e de baixa maturidade tecnológica, num valor até 4 milhões de euros, as empresas portuguesas já arrecadaram 4,9 milhões de euros, o que representa um retorno de 28% do financiamento total obtido por Portugal.

Este valor está distribuído por um total de nove projetos aprovados, sendo um deles coordenado por empresas nacionais. A empresa Stemmatters, que tem sede em Guimarães, foi a que conseguiu um maior valor de financiamentocom um total de 1,8 M€ para os projetos PAT4CGT - Automated online monitoring & control to improve processes and decision making in cell and gene therapy manufacturing e CAR T-REX - CAR T cells rewired to prevent EXhaustion in the tumour microenvironment, este último coordenado pela empresa. São ambos projetos na área da biotecnologia em saúde.

A Silicongate, do Porto, obteve o segundo maior financiamento a nível nacional, com um total de 0,7  milhões de euros para o projeto UPSIDE - Focused Ultrasound Personalized Therapy for the Treatment of Depression, também na área da saúde.

Do total dos 23 projetos aprovados com a participação de entidades nacionais, nove contam com empresas, representando 39% dos projetos aprovados no biénio 2023-2022.

💥️António Grilo, presidente da ANI, sublinha que “P💥️ortugal tem vindo a ter uma performance extremamente positiva no Horizonte Europa e este balanço no acesso a financiamento por via do Conselho Europeu de Inovação vem confirmá-lo. É de destacar a capacidade que as entidades de I&D em Portugal e as empresas vêm demonstrando de participar e até coordenar projetos verdadeiramente deep tech à escala mundial”.

As empresas são apoiadas pela ANI, no acesso a financiamento, através da r💥️ede dos Pontos de Contacto Nacional ao Horizonte Europa e pela Enterprise Europe Network (EEN). A participação nacional no EIC é acompanhada pela ANI no âmbito da rede PERIN.

O que você está lendo é [Financiamento do Conselho Europeu de Inovação a empresas deep tech portuguesas atinge 27 milhõe].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...