Mais da metade dos brasileiros deixa Wi-Fi sem senha, diz pesquisa
Mais da metade dos brasileiros não possui qualquer tipo de proteção em suas redes Wi-Fi. É o que aponta um levantamento feito pela PSafe por meio do laboratório de segurança digital dfndr lab. Segundo a pesquisa, 57% dos usuários não têm sequer uma senha no roteador. Também chama atenção a preocupação com roubo de sinal, com 41% afirmando que desconfiam de terceiros utilizando sua Internet, sobretudo por conta de lentidão na conexão.
Dez mitos e verdades sobre Wi-Fi rápido
1 de 2 Pesquisa aponta que 57% dos brasileiros não têm proteção no Wi-Fi — Foto: Lucas Mendes/TechTudoPesquisa aponta que 57% dos brasileiros não têm proteção no Wi-Fi — Foto: Lucas Mendes/TechTudo
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Ao todo, 28.073 pessoas de diferentes partes do país responderam às perguntas da PSafe, feitas por meio de seu app de segurança entre 17 e 21 de julho. O estudo mostrou ainda que 93% dos entrevistados utilizam a Internet da própria casa, enquanto 22% têm acesso ainda à rede do trabalho, 19% usam o Wi-Fi de amigos e apenas 14% alegaram acessar redes disponíveis em locais públicos.
Um número que chama atenção é a alta porcentagem de pessoas que gostariam de saber quais dispositivos estão conectados ao Wi-Fi, que chega aos 87%. Vale ressaltar que isso já é possível por meio de apps – como o próprio dfndr security, da PSafe – e até mesmo de funções presentes nos próprios roteadores.
2 de 2 Aplicativos e recursos próprios dos roteadores já mostram quem está conectado no Wi-Fi — Foto: Divulgação/Ten One DesignAplicativos e recursos próprios dos roteadores já mostram quem está conectado no Wi-Fi — Foto: Divulgação/Ten One Design
Entre aqueles que acreditam ter invasores em sua Internet sem fio (41%), são 82% os usuários que afirmam pensar isso por conta de conexão mais lenta, enquanto 21% relacionam o problema a luzes piscando no roteador e 15% a senhas compartilhadas.
Mesmo assim, apenas 26% afirmaram utilizar recursos de segurança no Wi-Fi, sendo que 75% confiam em uma senha boa o suficiente e aproximadamente 28% garantem que não a compartilham. Uma dica de segurança importante é trocar o código de acesso com certa frequência, algo que apenas 14% alegam fazer.
Como proteger o Wi-Fi?
Ter uma conexão segura é importante para evitar problemas relacionados a roubo de dados trocados nas redes. Além disso, com mais pessoas em home office por conta da pandemia da Covid-19, os riscos de segurança relacionados a informações corporativas também aumentaram, conforme aponta a PSafe.
Como bloquear pessoas conectadas na sua rede Wi-Fi
Entre as sugestões para manter a conexão livre de problemas (e invasores), está utilizar apps capazes de identificar conexões estranhas, como a opção da PSafe e o McAfee Mobile Security, entre outros. Também é importante criar senhas fortes com números, letras e caracteres especiais, assim como jamais compartilhá-las com terceiros ou repetí-las em mais de um serviço.
Grande parte dos roteadores à venda no Brasil já oferecem o recurso de rede para convidados, que permite criar um sinal alternativo para evitar a entrada de ainda mais dispositivos na conexão principal. Outra dica é evitar o clique em links estranhos recebidos via redes sociais e mensageiros, além de não informar dados pessoais ou bancários em sites de procedência pouco confiáveis.
O que você está lendo é [Mais da metade dos brasileiros deixa Wi-Fi sem senha, diz pesquisa].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments