Intel rivaliza com Nvidia e apresenta sua primeira placa para notebook
A Iris Xe Max é a primeira placa de vídeo dedicada da Intel para notebooks. Usando a mesma arquitetura Xe que será implementada nas futuras placas de vídeo da marca para desktops, a GPU é posicionada pela Intel como uma alternativa à GeForce MX350. O modelo de entrada da Nvidia promete ser capaz de dar conta de jogos em Full HD a níveis de qualidade e performance razoáveis, o que indica um uso intermediário da novidade. No momento, sabe-se que a Iris Xe Max estará presente no novo Swift 3, da Acer, no VivoBook Flip, da Asus, e na nova versão do Inspiron 15 7000 2 em 1, da Dell.
Prêmio Melhores do Ano TechTudo: veja celular, TV e jogo vencedores de 2023
1 de 2 Nova GPU dedicada da Intel promete levar desempenho intermediário para notebooks — Foto: Divulgação/IntelNova GPU dedicada da Intel promete levar desempenho intermediário para notebooks — Foto: Divulgação/Intel
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
A Intel compara sua nova placa com a GeForce MX350, sinalizando que a Iris Xe Max chega a mais quadros por segundo (fps) em Full HD do que a rival, inclusive em jogos relativamente recentes, como Hitman 2, Metro Exodus e Shadow of The Tomb Raider. No geral, a novidade garante ainda performance superior à Iris Xe – sem o Max –, opção integrada da Intel em boa parte dos processadores de 11ª geração.
Além de performance para bater a GeForce MX350, a Intel promete um rendimento mais adequado a quem precisa de uma laca de vídeo dedicada para acelerar fluxos de trabalho, como editores de vídeo, por exemplo. A marca sugere uma performance 1,78x maior na hora de codificar vídeos do que uma "placa de vídeo top de linha", cujo nome não foi revelado.
2 de 2 Inspiron 15 7000 está entre os primeiros notebooks confirmados com a Iris XE Max da Intel — Foto: Divulgação/IntelInspiron 15 7000 está entre os primeiros notebooks confirmados com a Iris XE Max da Intel — Foto: Divulgação/Intel
Outro exemplo usado pela Intel da vocação mais profissional da placa – e descrito pelo site – é uma demonstração do Topaz Gigapixel AI, software que usa inteligência artificial para limpar e melhorar fotos e vídeos antigos. Rodando a aplicação, a Xe Max aprimora uma imagem cheia de defeitos 7x mais rápido que a MX350.
Esse rendimento pode ser explicado principalmente por algo que a Intel chama de Additive AI, em que a Iris Xe Max divide a carga de trabalho com a Iris Xe, integrada nos processadores de 11ª geração da marca. Bastante indicada para Inteligência Artificial, essa abordagem faz com que o computador ganhe tempo ao usar duas placas de vídeo ao mesmo tempo.
O que você está lendo é [Intel rivaliza com Nvidia e apresenta sua primeira placa para notebook].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments