Perfis falsos imitam lojas e enganam consumidores na Black Friday

O número de perfis falsos de grandes lojas do Brasil em redes sociais aumentou no período anterior à Black Friday 2023, que acontece nesta sexta-feira (27). Segundo a empresa de segurança Psafe, páginas do Facebook e perfis do Instagram que usam nomes de varejistas conhecidos se multiplicam e já chegam a 149, somando mais de 12 mil seguidores. Os dados foram atualizados no último dia 25 e Lojas Americanas, Casas Bahia e Magazine Luiza são algumas das empresas com nomes usados nos golpes.

LEIA: Black Friday: sites acham passagens aéreas com preços mais baixos

O método é geralmente usado para atrair o consumidor em busca de ofertas para aplicar vários tipos de golpes, desde o roubo de dados financeiros à venda de produtos que não existem. A procura por descontos nesta sexta-feira (27), portanto, tende a aumentar o número de potenciais vítimas.

Instagram e Facebook têm perfis de lojas falsos com 12.600 seguidores à espera da Black Friday — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo 1 de 1 Instagram e Facebook têm perfis de lojas falsos com 12.600 seguidores à espera da Black Friday — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo

Instagram e Facebook têm perfis de lojas falsos com 12.600 seguidores à espera da Black Friday — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Perfis falsos em redes sociais costumam trazer imagens roubadas de canais oficiais das empresas para se tornarem mais convincentes. Dessa maneira, o usuário menos atento acaba acreditando se tratar da página real e curte ou segue na esperança de obter possíveis ofertas.

Empresas do varejo realmente costumam divulgar promoções em redes sociais durante a Black Friday. Dessa maneira, golpistas aproveitam a oportunidade para espalhar descontos fraudulentos. Vítimas podem ser encorajadas, por exemplo, a enviarem dados de cartão de crédito por mensagem, ou a pagarem boletos de produtos que não existem. A tática parece vir dando certo. De acordo com o dfndr lab, da Psafe, as contas fake já acumulam mais de 12.600 seguidores.

Oito dicas imperdíveis para você escolher o melhor celular na Black Friday

O que você está lendo é [Perfis falsos imitam lojas e enganam consumidores na Black Friday].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...