Sete sites que oferecem simulados grátis para o Enem 2023

Diversos simulados grátis para o Enem 2023, inclusive com gabarito, estão disponíveis na internet para candidatos treinarem em casa de forma independente. Para se preparar para a prova, que ocorre nos dias 17 e 24 de janeiro de 2023, é possível acessar materiais de apoio em plataformas online, que incluem textos sobre possíveis temas de redação, apostilas e bancos de provas em que os estudantes podem buscar cadernos e questões específicas. Em alguns casos, os sites oferecem ainda simuladores para que o estudante possa calcular a nota que precisa alcançar no exame para entrar em universidades por meio do Sisu e ProUni, por exemplo.

LEIA: Saiba como estudar para o Enem 2023 pelo Whatsapp

Alguns dos serviços também disponibilizam conteúdos interativos para facilitar o entendimento das matérias que caem na prova, incluindo as quatro áreas de conhecimento que são abordadas no exame: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. A seguir, confira sete plataformas com simulados grátis para estudantes se prepararem para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio.

Plataformas online oferecem simulados grátis para o Enem 2023 — Foto: Reprodução/Pexel 1 de 8 Plataformas online oferecem simulados grátis para o Enem 2023 — Foto: Reprodução/Pexel

Plataformas online oferecem simulados grátis para o Enem 2023 — Foto: Reprodução/Pexel

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Geekie Games

A Geekie Games (https://geekiegames.geekie.com.br) é uma plataforma que possibilita estudar para o Enem por meio de conteúdos baseados em gamificação. A ferramenta é reconhecida pelo MEC e é utilizada em escolas públicas de vários estados brasileiros por meio de uma parceria da empresa com o governo.

No plano gratuito, o aluno tem acesso a simulados e videoaulas sobre todas as matérias que caem na prova do Enem: Redação, Português, Biologia, Física, Química, Filosofia, Geografia, História e Sociologia. Outra funcionalidade grátis é um simulador do Sisu, que mostra em quais universidades o aluno tem chances de passar com a nota que conseguiu no exame.

Para entrar no Geekie Games, o aluno precisa preencher um cadastro com seus dados — Foto: Reprodução: Barbara Ablas 2 de 8 Para entrar no Geekie Games, o aluno precisa preencher um cadastro com seus dados — Foto: Reprodução: Barbara Ablas

Para entrar no Geekie Games, o aluno precisa preencher um cadastro com seus dados — Foto: Reprodução: Barbara Ablas

O serviço completo, porém, só está disponível de forma paga, pela Geekie Games Pro, que passa a incluir planos de estudos personalizados e uma área de desempenho. Nesse espaço, o aluno pode visualizar seu nível de entendimento, entre insuficiente e avançado, sobre cada assunto. Ao se cadastrar no site, o usuário tem acesso automático a essas funções gratuitamente durante sete dias. A plataforma está disponível também em aplicativo, com versões para Android e iPhone (iOS).

2. Beduka

Totalmente grátis, o Beduka (https://beduka.com/simulado-enem ) é uma plataforma online que possibilita ao estudante realizar simulados com questões extraídas das provas dos últimos anos do Enem, a partir de 2013. Para utilizar os serviços do site, é preciso preencher um cadastro. Após a realização do teste, o aluno recebe um relatório sobre seu desempenho.

Ao terminar o simulado do Beduka, o estudante recebe um relatório com seu desempenho — Foto: Reprodução: Barbara Ablas 3 de 8 Ao terminar o simulado do Beduka, o estudante recebe um relatório com seu desempenho — Foto: Reprodução: Barbara Ablas

Ao terminar o simulado do Beduka, o estudante recebe um relatório com seu desempenho — Foto: Reprodução: Barbara Ablas

Um dos diferenciais do Beduka é que o candidato pode optar entre três maneiras de realizar os simulados: por dia (seguindo o padrão do Enem, com 90 questões no primeiro dia e outras 90 no segundo dia); por caderno (com 45 questões das quatro áreas do conhecimento e o estudante decide qual deseja fazer) e modular (o aluno decide sobre a quantidade de questões quer de quais matérias). Outro destaque do site é o Raio X, que permite ao candidato realizar um teste vocacional virtual.

Curso de inglês completo e grátis; aproveite o site e o app

5. Questões Enem EBC

Elaborado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o site Questões Enem EBC (http://questoesenem.ebc.com.br) contém mais de 10 mil questões com os conteúdos do Enem. Ao acessar o banco de testes e simulados, o sistema escolhe aleatoriamente as questões para serem respondidas por área de conhecimento.

No simulado da EBC, o aluno fica sabendo a percentagem de pessoas que erraram ou acertaram as questões — Foto: Reprodução: Barbara Ablas 6 de 8 No simulado da EBC, o aluno fica sabendo a percentagem de pessoas que erraram ou acertaram as questões — Foto: Reprodução: Barbara Ablas

No simulado da EBC, o aluno fica sabendo a percentagem de pessoas que erraram ou acertaram as questões — Foto: Reprodução: Barbara Ablas

Após a realização de testes e simulados, o estudante obtém o gabarito comentado e um relatório de desempenho que, além do resultado, aponta quantas pessoas acertaram ou erraram a mesma questão. Assim, é possível medir o nível de dificuldade de uma pergunta e avaliar o próprio rendimento em relação a outros estudantes.

6. Ensino Médio Digital FGV

A plataforma Ensino Médio Digital FGV (http://ensinomediodigital.fgv.br ) também é gratuita e oferece diversos materiais de apoio a alunos e professores relacionados ao conteúdo do Ensino Médio. O estudante só precisa realizar um cadastro no site para ter acesso a simulados e aulas gratuitas para o Enem.

Sistema da FGV possibilita ao estudante escolher como quer montar seu simulado — Foto: Reprodução: Barbara Ablas 7 de 8 Sistema da FGV possibilita ao estudante escolher como quer montar seu simulado — Foto: Reprodução: Barbara Ablas

Sistema da FGV possibilita ao estudante escolher como quer montar seu simulado — Foto: Reprodução: Barbara Ablas

O site contém também um banco de questões com mais de dez mil questões, que possibilita testar conhecimentos. A plataforma grava um histórico sobre os resultados dos testes e simulados do estudante para que ele acompanhe a evolução de seu desempenho.

7. Super Vestibular

O site Super Vestibular (https://vestibular.mundoeducacao.uol.com.br) é inteiramente gratuito e reúne simulados do Enem, videoaulas e informações sobre vestibulares de diversas universidades de todo o país. Nesse site, o sistema divide as provas por área de conhecimento. Ao finalizar o teste, o aluno obtém as respostas, a porcentagem de acertos e o tempo gasto no total para resolver cada questão. Para fazer os simulados, é necessário realizar um cadastro com os dados pessoais do usuário.

Site Super Vestibular não pede cadastro, é só acessar e realizar testes e simulados — Foto: Reprodução: Barbara Ablas 8 de 8 Site Super Vestibular não pede cadastro, é só acessar e realizar testes e simulados — Foto: Reprodução: Barbara Ablas

Site Super Vestibular não pede cadastro, é só acessar e realizar testes e simulados — Foto: Reprodução: Barbara Ablas

O site permite também visualizar o caderno de provas e gabaritos de outros anos do Enem, a partir de 2009. Caso o aluno queira estudar assuntos específicos como Biologia Celular ou Literatura, há uma sessão exclusiva de exercícios sobre todas as disciplinas que caem no Enem. O Super Vestibular também informa a estudantes sobre a entrada na universidade por meio do Sisu e pela Lei de Cotas.

O que você está lendo é [Sete sites que oferecem simulados grátis para o Enem 2023].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...