5 funções de segurança do Signal, o rival 'ultrasseguro' do WhatsApp

O Signal, app de mensagens instantâneas "ultrasseguro", ganhou evidência desde o início do mês após a divulgação da nova e controversa política de privacidade do WhatsApp, que deve ser adotada no Brasil a partir do dia 15 de maio. Diante deste cenário, usuários têm buscado alternativas ao WhatsApp, o que fez com que o número de downloads de apps como o Telegram e Signal aumentasse consideravelmente nas últimas semanas.

LEIA: WhatsApp muda e perde usuários para app ‘ultrasseguro'

Com foco em privacidade, o Signal traz recursos de segurança bastante interessantes. Entre eles estão a possibilidade de bloquear capturas de tela no app, borrar rostos de fotos e enviar imagens com visualização única. Na lista abaixo, o 💥️TechTudo traz cinco recursos de segurança do Signal e ensina como acessá-los no app de mensagens, disponível para Android e iPhone (iOS).

Signal: lista traz cinco recursos de segurança do app de mensagens — Foto: Clara Fabro/TechTudo 1 de 6 Signal: lista traz cinco recursos de segurança do app de mensagens — Foto: Clara Fabro/TechTudo

Signal: lista traz cinco recursos de segurança do app de mensagens — Foto: Clara Fabro/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Mensagens efêmeras

Signal permite enviar mensagens que se autodestroem pelo chat — Foto: Reprodução/Clara Fabro 2 de 6 Signal permite enviar mensagens que se autodestroem pelo chat — Foto: Reprodução/Clara Fabro

Signal permite enviar mensagens que se autodestroem pelo chat — Foto: Reprodução/Clara Fabro

Um dos recursos de segurança do Signal são as mensagens que se autodestroem em um curto período de tempo. Recentemente o WhatsApp também anunciou as mensagens temporárias no mensageiro, com conversas que ficam disponíveis por até sete dias antes de expirarem. No entanto, o app do Facebook não permite modificar o período de tempo até as conversas serem excluídas automaticamente pela plataforma.

Diferente do WhatsApp, no Signal os usuários podem escolher por quanto tempo a mensagem enviada ficará disponível na conversa — período que pode variar de cinco segundos a uma semana. O recurso deve ser habilitado pelo próprio chat do mensageiro e, para ativá-lo, basta tocar sobre o menu de opções da conversa e selecionar "Mensagens efêmeras". Na sequência, você deve definir um intervalo de tempo para que os balões do chat fiquem visíveis. Para desativar o recurso, o procedimento é o mesmo, basta definir o período como "Desligado" que as mensagens não vão expirar.

2. Aviso de print

Ativando o recurso de "Segurança de Tela" no Signal — Foto: Reprodução/Clara Fabro 3 de 6 Ativando o recurso de "Segurança de Tela" no Signal — Foto: Reprodução/Clara Fabro

Ativando o recurso de "Segurança de Tela" no Signal — Foto: Reprodução/Clara Fabro

O Signal também traz uma função chamada de "Segurança da tela". Ela é capaz de bloquear prints no aplicativo e não permite capturas de tela em conversas ou em outras áreas do mensageiro. No entanto, apesar de bastante útil, o recurso não vem habilitado por padrão no Signal. Dessa forma, o app só bloqueia prints no dispositivo em que a função for ativada. Ou seja, se o destinatário das mensagens não estiver com o recurso ativo, ele poderá tirar prints das conversas.

Função do WhatsApp destrói conversas íntimas em até 7 dias: saiba ativar

O que você está lendo é [5 funções de segurança do Signal, o rival 'ultrasseguro' do WhatsApp].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...