Autoridades angolanas detiveram duas pessoas suspeitas de tráfico de marfim
As autoridades angolanas detiveram dois homens, em Luanda, suspeitas de tráfico de marfim, o segundo caso registado este mês, divulgou ontem o Serviço de Investigação Criminal (SIC).
Segundo o porta-voz do SIC, Manuel Halaiwa, os acusados foram apanhados em flagrante na posse de quatro troféus de marfim, para comercialização.
Manuel Halaiwa disse que foram também apreendidas, no mesmo local, 104 peças de marfim já trabalhadas, presumivelmente provenientes da República Democrática do Congo.
O responsável salientou que os quatro troféus, supostamente subtraídos de elefantes adultos, comercializados por caçadores furtivos a partir da província angolana do Cuando Cubango, pesam 133 quilos.
“Estes indivíduos têm adquirido, das mãos desses caçadores, ao preço do mercado informal de 70 mil kwanzas (67,2 euros) o quilograma e, em busca do lucro fácil, acabam revendendo aos intermediários ao preço de 200 mil kwanzas (192 euros)”, disse.
O porta-voz do SIC sublinhou que o elefante faz parte da lista vermelha de Angola, é uma espécie protegida pela Convenção Internacional de Comércio de Espécies da Fauna e da Flora em Vias de Extinção (CITES).
Os detidos vão ser presentes ao Ministério Público e na sequência ao juiz de garantias, para a aplicação de medida de coação correspondente aos atos imputados.
“Este é o segundo caso em novembro, já tivemos um outro caso no dia 13, dois outros indivíduos foram igualmente detidos por tráfico de marfim, ou seja, estavam na posse de dois troféus, com um peso aproximado de 24 [quilogramas] e já foram presentes ao Ministério Público e juiz de garantias, tendo sido aplicada uma caução”, frisou.
O que você está lendo é [Autoridades angolanas detiveram duas pessoas suspeitas de tráfico de marfim].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments