Estudo revela os aplicativos que coletam mais dados de usuários; entenda

Instagram, Facebook e Uber Eats são os aplicativos populares que compartilham mais dados de usuários com terceiros para exibir anúncios personalizados. O estudo da empresa de armazenamento em nuvem pCloud é baseado nos rótulos de privacidade da Apple na App Store, função nova do iOS 14 que busca informar sobre as práticas de segurança dos serviços ao aceitar seus termos de uso. A ferramenta do iPhone também indica como essas informações pessoais são usadas pelos apps.

LEIA: WhatsApp ‘para de funcionar’ em iPhone antigo; entenda

A análise da pCloud aponta que 52% dos aplicativos disponíveis na App Store coletam dados pessoais para divulgá-los com empresas e anunciantes. Dentre eles, o Instagram é o "campeão", compartilhando 79% dos dados. Depois da rede social de foto vem o Facebook, com um índice de repasse de 53%, seguido pelo LinkedIn e Uber Eats, ambos com 50%. As principais informações coletadas estão relacionadas a compras, localização, histórico de navegação, identificadores e dados de uso do app.

Com base nos novos rótulos de privacidade da Apple, pesquisa aponta quais os aplicativos mais invasivos — Foto: Marvin Costa/TechTudo 1 de 5 Com base nos novos rótulos de privacidade da Apple, pesquisa aponta quais os aplicativos mais invasivos — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Com base nos novos rótulos de privacidade da Apple, pesquisa aponta quais os aplicativos mais invasivos — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O estudo da pCloud analisou somente as seções de "Publicidade de terceiros" e "Publicidade ou marketing para desenvolvedores" dos rótulos de privacidade da App Store para saber o que acontece com suas informações pessoais ao usar determinada plataforma. Apps podem coletar dados para melhorar seu serviço, mas essas informações também podem ser vendidas para outras empresas exibirem anúncios personalizados de acordo com suas atividades.

Por isso é comum aparecer publicidades sobre produtos de assuntos de interesse pessoal após fazer uma pesquisa no Instagram, por exemplo. A plataforma também tem a opção de não vender esses dados, e usá-los para seu próprio benefício no "marketing interno". É esse o caso de um aplicativo de delivery que monitora as atividades do usuário para poder vincular anúncios na hora mais ideal possível.

Como limpar caches do iPhone e apagar dados de apps para liberar memória

O que você está lendo é [Estudo revela os aplicativos que coletam mais dados de usuários; entenda].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...