Resident Evil faz 25 anos: veja 10 curiosidades sobre a série de terror
Resident Evil surgiu em 22 de março de 1996 com o jogo Resident Evil 1, lançado pela Capcom para o PlayStation original (PS1). O game foi um sucesso absoluto, vendendo cerca de 2.75 milhões de cópias em todo o mundo. De lá para cá, a série ganhou inúmeros novos títulos e se tornou um dos principais nomes do , consolidando o gênero no mercado.
Agora, com seu novo capítulo inédito Resident Evil Village, a franquia tem presença nos consoles de nova geração, Xbox Series X/S e PlayStation 5 (PS5). Em comemoração aos seus 25 anos, confira dez curiosidades pouco conhecidas e segredos sobre a popular série de terror Resident Evil.
Assustadores: veja os jogos de terror mais aguardados de 2023
1 de 11 Resident Evil Village é o mais novo capítulo da tradicional série de terror — Foto: Divulgação/CapcomResident Evil Village é o mais novo capítulo da tradicional série de terror — Foto: Divulgação/Capcom
Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
💥️1. A franquia nasceu com o nome Biohazard
Originalmente, o primeiro jogo da franquia foi lançado no Japão, com o título Biohazard. Foi necessária a mudança de seu nome, porém, para que ele pudesse ser lançado em países ocidentais. Isso porque, quando tentaram trazer o game para a América, o diretor Shinji Mikami e a Capcom descobriram a dificuldade que seria patentear o título Biohazard, já que, afinal, existia uma banda de heavy metal e um jogo com esse mesmo nome.
2 de 11 Até hoje a série é conhecida como Biohazard no Japão — Foto: Divulgação/CapcomAté hoje a série é conhecida como Biohazard no Japão — Foto: Divulgação/Capcom
💥️2. O título Resident Evil veio de um concurso
Diante da necessidade de alterar o título do game no ocidente, a Capcom decidiu, então, realizar um concurso para escolher o novo nome. A divisão norte-americana da empresa coletou uma lista de sugestões entre os seus funcionários, e o time de marketing decidiu que o sugerido "Resident Evil" era o melhor de todos. Na época, o trocadilho não agradou a todos, mas a Capcom japonesa e Shinji Mikami concordaram que o título era apropriado, autorizando que o jogo fosse publicado como Resident Evil.
3 de 11 O famoso nome Resident Evil foi sugerido por um funcionário da Capcom dos EUA — Foto: Divulgação / CapcomO famoso nome Resident Evil foi sugerido por um funcionário da Capcom dos EUA — Foto: Divulgação / Capcom
💥️3. Teve como inspiração um jogo do Famicom
Além da clara inspiração em filmes clássicos de terror, Resident Evil também tem como uma das suas raízes o jogo Sweet Home, lançado em 1989 para o Famicom, a versão japonesa do Nintendinho (NES). O título em questão foi produzido pela Capcom e tem diversos elementos que, posteriormente, foram incorporados a Resident Evil – entre eles, uma mansão mal assombrada, os puzzles misteriosos, a gameplay com foco na sobrevivência e até mesmo a famosa animação da porta abrindo.
4 de 11 Sweet Home foi um game baseado em um filme de terror japonês — Foto: Reprodução/NES ArchiveSweet Home foi um game baseado em um filme de terror japonês — Foto: Reprodução/NES Archive
💥️4. A mansão foi baseada em casas assustadoras do mundo real
Um dos cenários mais marcantes da franquia é a assustadora mansão do primeiro Resident Evil. Muitos jogadores não sabem, mas ela foi baseada em residências reais, e que realmente assustaram o time da Capcom. Para criar a ambientação de terror perfeita, a produção se baseou em casas de estilo Europeu que aparentavam esconder segredos sinistros em suas paredes. Além disso, muitos dos cenários pré-renderizados do game também tiveram inspiração no famoso The Stanley Hotel, que foi transformado no assombrado Hotel Overlook, do filme O Iluminado, de Stanley Kubrick.
5 de 11 A famosa mansão de Resident Evil foi baseada no mundo real — Foto: Divulgação/CapcomA famosa mansão de Resident Evil foi baseada no mundo real — Foto: Divulgação/Capcom
💥️5. O primeiro jogo quase foi um FPS cooperativo
A gameplay dos primeiros jogos de Resident Evil foram fundamentais para a definição do gênero survival horror no PlayStation. Inicialmente, no entanto, a ideia era de que o primeiro jogo da franquia fosse um FPS cooperativo, em que dois jogadores deveriam encarar hordas de zumbis.
O estilo só começou a ser alterado quando os desenvolvedores encontraram dificuldades técnicas pelas limitações de hardware do console. Por isso, após um replanejamento, surgiu a clássica combinação de ação em terceira pessoa com câmeras em ângulos fixos e controles limitados, que criaram o clima de terror e sobrevivência tão notório da franquia.
6 de 11 Apenas uma imagem da versão FPS de Resident Evil é conhecida até hoje — Foto: Reprodução/ShackNewsApenas uma imagem da versão FPS de Resident Evil é conhecida até hoje — Foto: Reprodução/ShackNews
Review do Resident Evil 7
O que você está lendo é [Resident Evil faz 25 anos: veja 10 curiosidades sobre a série de terror].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments