Spyware se passa por atualização do Android para vigiar o celular

Um novo aplicativo espião está afetando celulares Android utilizando uma técnica sofisticada para infectar os aparelhos. Descoberto na última semana pela empresa de segurança digital Zimperium, o spyware aparece no painel de notificações do smartphone fingindo ser uma atualização do sistema do Google. Quando acionado, o vírus pode roubar dados e controlar o dispositivo, gravando áudios e ligações, tirando fotos, acessando mensagens do WhatsApp e monitorando a localização por GPS.

LEIA: App para espionar parceiro faz mais de 6 mil vítimas no Brasil

O programa tem o nome “System Update” e funciona como um vírus de acesso remoto. Segundo relatório da companhia, o app está disponível em lojas de aplicativos de terceiros, não recomendadas pelo Google, e nunca foi localizado ou disponibilizado na Play Store original.

Spyware envia notificação falsa de atualização do sistema para roubar dados do usuário — Foto: Reprodução/Zimperium 1 de 1 Spyware envia notificação falsa de atualização do sistema para roubar dados do usuário — Foto: Reprodução/Zimperium

Spyware envia notificação falsa de atualização do sistema para roubar dados do usuário — Foto: Reprodução/Zimperium

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A Zimperium explica que, após a instalação, o celular é registado no servidor receptor do spyware, que já recebe informações como presença ou ausência de WhatsApp, porcentagem da bateria, estatísticas de armazenamento, tipo de conexão com a Internet e um token que exportará esses dados. O envio dos dados roubados pode ser acionado de várias maneiras, como na notificação de update do sistema, por meio de um novo SMS recebido ou um novo aplicativo instalado.

De acordo com a empresa de segurança, essa nova linhagem de spyware foi projetada para detectar a realização dos eventos antes de coletar os dados. Por exemplo, quando o programa detecta a realização de uma chamada telefônica, a conversa é gravada em um arquivo ZIP criptografado e enviado para um servidor C&C. Após a exportação, o spyware exclui esse arquivo imediatamente para não deixar rastros no celular.

WhatsApp: cinco dicas para usar o app com segurança

O que você está lendo é [Spyware se passa por atualização do Android para vigiar o celular].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...