Super Nintendo: veja 10 segredos que você não sabia que o console fazia

O Super Nintendo foi um grande sucesso entre os consoles da era 16-bits, angariando milhares de fãs ao redor de todo o globo. Embora sua popularidade tenha sido gigantesca, com inúmeros títulos famosos até hoje, a tradicional plataforma da Nintendo possui algumas funcionalidades que ainda são pouco conhecidas – como, por exemplo, a possibilidade de jogar com um mouse e de rodar jogos do Game Boy. Veja, na lista a seguir, dez segredos que você provavelmente não sabia sobre o Super Nintendo.

Dez games que marcaram o Super Nintendo (não desenvolvidos pela Nintendo)

O Super Nintendo teve diversos acessórios que acabaram desconhecidos por muitos — Foto: Filipe Garrett/TechTudo 1 de 11 O Super Nintendo teve diversos acessórios que acabaram desconhecidos por muitos — Foto: Filipe Garrett/TechTudo

O Super Nintendo teve diversos acessórios que acabaram desconhecidos por muitos — Foto: Filipe Garrett/TechTudo

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

💥️1. Permitia jogar usando um mouse

No decorrer de sua vida útil, o Super Nintendo ganhou diversos periféricos. Um dos mais curiosos foi um mouse, que podia ser usado normalmente quando plugado na porta do controle um. Ele foi feito especialmente para Mario Paint, um game de atividades artísticas que vinha acompanhado do acessório, inclusive com um mouse pad.

O mouse do Super Nintendo oferecia muito mais mobilidade nas atividades artísticas de Mario Paint — Foto: Reprodução/Wikimedia 2 de 11 O mouse do Super Nintendo oferecia muito mais mobilidade nas atividades artísticas de Mario Paint — Foto: Reprodução/Wikimedia

O mouse do Super Nintendo oferecia muito mais mobilidade nas atividades artísticas de Mario Paint — Foto: Reprodução/Wikimedia

Embora não tenha sido tão popular quanto outros periféricos do console, títulos compatíveis com ele foram lançados posteriormente. Acme Animation Factory, Doom, Lemmings 2, Jurassic Park e Sid Meier's Civilization são alguns dos exemplos.

💥️2. Rodava jogos do Game Boy

Em 1994, foi lançado para o SNES o acessório Super Game Boy, que nada mais era do um cartucho especial contendo um slot para jogos do Game Boy. Com ele, era possível rodar jogos do console portátil na televisão, mas a sua funcionalidade não se limitava apenas a isso. Utilizando o acessório, alguns jogos ganhavam sons aprimorados, além da possibilidade de jogar em dois usuários – algo que não era possível na plataforma original.

Super Game Boy permitia rodar jogos de Game Boy no console — Foto: Divulgação/Nintendo 3 de 11 Super Game Boy permitia rodar jogos de Game Boy no console — Foto: Divulgação/Nintendo

Super Game Boy permitia rodar jogos de Game Boy no console — Foto: Divulgação/Nintendo

Embora o Super Nintendo não tivesse compatibilidade com jogos do Game Boy, o cartucho continha todo o hardware do portátil em seu interior. Por causa disso, permitia a execução dos games.

💥️3. Multiplayer para até cinco jogadores

Apesar de não ter sido o único, o Super Multitap da Hudson Soft marcou por ser o primeiro acessório que permitiu conectar mais de dois controles no SNES. Ligado a uma das portas de controle, ele acrescentava mais quatro slots de joysticks, permitindo uma jogabilidade em até cinco pessoas.

O Super Multitap era um acessório do Super Nintendo ideal para os que gostam de multiplayer — Foto: Reprodução/Pinterest 4 de 11 O Super Multitap era um acessório do Super Nintendo ideal para os que gostam de multiplayer — Foto: Reprodução/Pinterest

O Super Multitap era um acessório do Super Nintendo ideal para os que gostam de multiplayer — Foto: Reprodução/Pinterest

Inicialmente, ele vinha acompanhando o jogo Super Bomberman, mas, mais tarde, passou a ser comercializado separadamente. Além da tradicional série Bomberman, outros jogos famosos, como Secret of Mana, Top Gear 3000, Street Racer, Smash Tennis e Madden ’95, também aproveitavam o Multitap para oferecer partidas com mais de dois jogadores.

💥️4. Tinha conexão à Internet

Em 1995, a Nintendo lançou, exclusivamente no Japão, o Satellaview, um modem via satélite que conseguia se conectar à uma rede da empresa St.GIGA. Ele permitia baixar uma variada quantidade de conteúdos, como jogos, fases extra, itens exclusivos e revistas. Todos os materiais baixados ficavam armazenados em um cartão de memória do dispositivo, que vinha com 1 MB de espaço ROM e 512 kb de RAM.

Satellaview fornecia Internet via satélite no Super Nintendo — Foto: Divulgação/Nintendo 5 de 11 Satellaview fornecia Internet via satélite no Super Nintendo — Foto: Divulgação/Nintendo

Satellaview fornecia Internet via satélite no Super Nintendo — Foto: Divulgação/Nintendo

Para acessar a rede, no entanto, era necessário comprar o Satellaview e ainda pagar uma taxa mensal. O acesso ficava disponível durante uma hora, em um horário específico. Na época, grandes empresas como a Capcom, a Konami e Squaresoft aproveitaram a funcionalidade para disponibilizar conteúdos exclusivos de seus títulos.

💥️5. Funcionava como uma bicicleta de exercícios

Produzida em uma parceria entre a Nintendo e a Life Fitness, a bicicleta de exercícios Life Fitness Exertainment System já unia games e atividade física muito antes do Wii Fit. Dois jogos foram feitos especialmente para ela: Speed Racer in My Most Dangerous Adventures e Exertainment Mountain Bike Rally.

A bicicleta Life Fitness Exertainment unia exercícios e jogos de Super Nintendo — Foto: Reprodução/Destructoid 6 de 11 A bicicleta Life Fitness Exertainment unia exercícios e jogos de Super Nintendo — Foto: Reprodução/Destructoid

A bicicleta Life Fitness Exertainment unia exercícios e jogos de Super Nintendo — Foto: Reprodução/Destructoid

O sistema contava com uma variação do controle do SNES no seu guidão, permitindo ao usuário jogar enquanto pedalava na bike. A conexão com o Super Nintendo, por sua vez, era feita por meio de uma porta na parte inferior da bicicleta. A Exertainment teve poucas unidades produzidas e, hoje em dia, é uma raridade.

💥️6. Jogos com som Dolby Surround

Alguns jogos do Super Nintendo podiam ser aproveitados com qualidade de áudio muito mais alta, graças ao suporte de som Dolby Surround. O mais interessante nesse sistema era o fato de que ele não requeria acessórios extras, mas sim somente games compatíveis. Caso o jogo tivesse o selo de Dolby Surround, bastava conectar o áudio do console em qualquer dispositivo que tivesse este formato de som disponível.

Jurassic Park do Super Nintendo foi o pioneiro com o Dolby Surround no console — Foto: Reprodução/Reddit 7 de 11 Jurassic Park do Super Nintendo foi o pioneiro com o Dolby Surround no console — Foto: Reprodução/Reddit

Jurassic Park do Super Nintendo foi o pioneiro com o Dolby Surround no console — Foto: Reprodução/Reddit

A lista de games que teve suporte ao formato, no entanto, é bastante enxuta. Podemos citar como exemplo os títulos Jurassic Park, Star Ocean, Fatal Fury e Super Turrican 2.

Nintendo Switch: vale a pena comprar o console?

O que você está lendo é [Super Nintendo: veja 10 segredos que você não sabia que o console fazia].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...