PCs da Dell teriam falha grave em driver desde 2009, aponta pesquisa
Computadores da Dell fabricados a partir de 2009 teriam uma falha grave que pode afetar a segurança e a privacidade do sistema. De acordo com o site , que chamou atenção para o problema, esta vulnerabilidade estaria presente em centenas de milhões de PCs pelo mundo – são 380 modelos afetados, segundo a própria fabricante.
A Dell, por sua vez, disponibilizou o patch de correção – mesmo que 12 anos após da primeira ocorrência. Ao 💥️TechTudo, a fabricante afirmou ter corrigido a falha, chamada CVE-2021-21551, e garantiu que "não foram observadas evidências de que essa vulnerabilidade tenha sido explorada por agentes mal-intencionados até o momento".
Chips Intel e AMD têm falha que, se resolvida, pode diminuir performance
1 de 2 Computadores da Dell estariam vulneráveis há 12 anos; solução foi publicada pela empresa em site oficial — Foto: Yuri Hildebrand/TechTudoComputadores da Dell estariam vulneráveis há 12 anos; solução foi publicada pela empresa em site oficial — Foto: Yuri Hildebrand/TechTudo
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
A referida brecha é ocasionada pelo arquivo “dbutil_2_3.sys”, que entrou nos desktops e notebooks por meio de uma atualização de firmware da própria Dell. De acordo com o relatório da marca, em seu site oficial, essa falha poderia afetar até 380 modelos, que incluem também as linhas premium XPS e Alienware.
Segundo a , tal abertura poderia permitir a qualquer usuário, diretamente no PC ou via rede, aumentar os seus privilégios de conta e até executar algum código no modo Kernel para contornar as possíveis barreiras de segurança. Por outro lado, ainda de acordo com a empresa de segurança digital, não há qualquer indício de que alguém tenha sido afetado por esta falha ao longo desses anos.
2 de 2 Entre modelos afetados estão desde produtos Inspiron até linhas premium como XPS e Alienware — Foto: Divulgação/DellEntre modelos afetados estão desde produtos Inspiron até linhas premium como XPS e Alienware — Foto: Divulgação/Dell
Como resolver?
A solução imediata é recomendada tanto pela , quanto pela própria Dell, que em seu relatório sobre o caso, também ensina como solucioná-lo. Para resolver o problema, o usuário com conhecimento em informática pode localizar o driver “dbutil_2_3.sys” no Windows e excluí-lo de forma manual.
Outra solução é por meio do utilitário, Dell Security Advisory Update, que deve estar disponível em sua versão mais recente – vale conferir e, se for o caso, baixá-la no link "https://www.dell.com/support/home/pt-br/drivers/driversdetails?driverid=7PR57", sem aspas. Caso o programa esteja instalado e configurado para aplicar atualizações automáticas, basta conferir se o update já foi realizado.
O que você está lendo é [PCs da Dell teriam falha grave em driver desde 2009, aponta pesquisa].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments