Corrente sobre 'nova regra do WhatsApp' é falsa e confunde usuários
Uma fake news sobre os novos Termos de Uso e Política de Privacidade do WhatsApp vem circulando no mensageiro nos últimos dias. A falsa mensagem afirma que "a nova regra do WhatsApp permite usar suas fotos" e que "tudo o que você postou pode ser publicado a partir de hoje". Por fim, o texto pede para compartilhar o aviso em grupos para impedir o uso dos conteúdos. O suposto alerta confunde usuários por se espalhar justamente após o anúncio dos novos termos do WhatsApp, que começaram a valer no último sábado (15).
LEIA: Novo golpe do WhatsApp clonado rouba senha do usuário
Em posicionamento oficial ao 💥️TechTudo, o WhatsApp desmentiu o boato e afirmou que "as informações contidas na imagem são totalmente falsas". O mensageiro reitera que todas as mensagens trocadas no mensageiro "são protegidas com criptografia de ponta a ponta" e, portanto, "o WhatsApp não pode ler, ouvir ou ver o conteúdo das imagens compartilhadas" (confira a nota na íntegra ao final da matéria).
1 de 1 Corrente do WhatsApp sobre novas regras do WhatsApp é fake; entenda o caso — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudoCorrente do WhatsApp sobre novas regras do WhatsApp é fake; entenda o caso — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
A corrente alega que "a nova regra do WhatsApp permite usar suas fotos" e que esses dados poderiam "ser usados em ações judiciais contra você". O texto continua dizendo que "tudo o que você postou pode ser publicado a partir de hoje, até mesmo mensagens excluídas" e, que para se "proteger" da nova regra, seria necessário compartilhar a mensagem com dez grupos no WhatsApp.
Usuários comentaram sobre a corrente no Twitter. A fake news se confunde com os novos termos de privacidade do WhatsApp, que entraram em vigor no sábado, então a corrente deixa usuários ainda mais confusos. Em nota enviada ao 💥️TechTudo, o WhatsApp afirmou que "as informações contidas na imagem são totalmente falsas".
O que diz o WhatsApp sobre a corrente falsa
“
O que muda de verdade com os novos termos do WhatsApp?
Os termos atualizados pelo WhatsApp na última semana permitem o compartilhamento de dados da interação entre usuários e contas comerciais com as empresas parceiras do Facebook. Avisos sobre a mudança circulam no mensageiro desde meados de janeiro, mas sempre em meios oficiais, como em Status da conta verificada do WhatsApp, ou por meio de avisos de página cheia e banners. Vale ressaltar que o WhatsApp não emite alertas por meio de mensagens de texto em grupos.
Quem não aceitar os termos autênticos do WhatsApp pode ter funcionalidades da sua conta limitadas até não poder mais mandar mensagens e ser obrigado a concordar com as regras. Em compromisso com órgãos brasileiros, o WhatsApp garante que não limitará nenhuma conta nos primeiros 90 dias, a contar do dia 15 de maio.
Como identificar fake news? Veja sites para checar se notícia é verdadeira
O que você está lendo é [Corrente sobre 'nova regra do WhatsApp' é falsa e confunde usuários].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments