O que é o GitHub? Veja para que serve a 'rede social de programadores'
GitHub é uma espécie de "rede social para programadores". O site tem uma fama especial nesse nicho, sendo também um serviço de publicação e compartilhamento de códigos de programação. Lançada em 2008, a plataforma é usada mundialmente e é, desde 2018, de propriedade da Microsoft.
1 de 4 O que é o GitHub? Site é usado por desenvolvedores de todo o mundo — Foto: Reprodução/Guilherme Ramos
O que é o GitHub? Site é usado por desenvolvedores de todo o mundo — Foto: Reprodução/Guilherme Ramos
Não consigo acessar alguns sites: o que pode ser? Veja dicas no Fórum do TechTudo
1. O que é o GitHub?
2 de 4 GitHub: o que é? Cooperação entre programadores é um dos pilares do site — Foto: Reprodução/Guilherme RamosGitHub: o que é? Cooperação entre programadores é um dos pilares do site — Foto: Reprodução/Guilherme Ramos
O slogan do GitHub é "Social Code Host" (hospedeiro social de códigos, em tradução livre). A base do site é justamente essa: armazenar códigos de programação, produzidos por desenvolvedores do mundo todo, e compartilhá-los como se fosse uma rede social. Dessa forma, é possível que quaisquer usuários cadastrados na plataforma divulguem seus trabalhos e que outros membros da comunidade façam contribuições.
Com isso, o GitHub também pode funcionar como um serviço de colaboração de projetos pessoais e até comerciais. Grandes empresas como Google e WordPress também usufruem do site no que diz respeito às possibilidades de suporte a problemas e até novos desenvolvimentos para suas plataformas.
2. O que significa Git?
A ideia central do GitHub vem justamente do Git. O Git é um projeto aberto, iniciado pelo criador do Linux, Linus Torvalds, disponível para Windows, Mac, e Linux. O ponto focal do Git é ser um sistema de controle e organização que armazena e revisa projetos — no caso do GitHub, voltada a códigos de programação.
Quando é desenvolvido um app, por exemplo, os programadores fazem mudanças constantes no código, e com o Git isso é revisado de forma que as versões atualizadas não tenham erros, por exemplo. Ainda assim, a ferramenta poderia ser usada com qualquer tipo de arquivo, como documentos de texto e vídeos.
3. Para que serve o GitHub?
3 de 4 Como funciona o GitHub? Site comporta diversos projetos — Foto: Reprodução/Guilherme RamosComo funciona o GitHub? Site comporta diversos projetos — Foto: Reprodução/Guilherme Ramos
O GitHub é usado principalmente para armazenar repositórios, que são as "localizações" dos arquivos de um determinado projeto. Os usuários podem criar projetos com base em outros já existentes e editá-los à sua maneira — é assim, por exemplo, que múltiplos desenvolvedores se ajudam em um mesmo projeto. Desse modo, depois de editar os códigos, o programador em questão pode lançar o projeto revisado novamente na rede para que os demais também tenham a oportunidade de otimizá-lo.
É na parte de "rede social" do GitHub que os projetos podem ser discutidos publicamente. Dessa maneira, os desenvolvedores e contribuintes do projeto podem trocar ideias e sugestões para o andamento do código em questão. Essa troca de conhecimentos é algo que, sem o GitHub, poderia ser mais difícil, uma vez que os programadores teriam de achar alguma forma alternativa de comunicação, como o e-mail.
4. Como usar o GitHub?
O primeiro passo para usar o GitHub é instalar o Git — em alguns casos, é possível que ele já esteja instalado. O procedimento para baixar e instalar o Git no PC é comum, como um instalador padrão. Uma vez instalado, o usuário deve criar uma conta no GitHub. Para isso, é necessário um cadastro com nome de usuário, e-mail e senha.
A partir disso, o usuário pode começar a mexer na plataforma. Para criar um projeto, por exemplo, o desenvolvedor deverá criar um repositório e, a partir disso, começar a colocar arquivos do projeto nesse local para programar de fato.
5. GitHub é pago?
4 de 4 Como utilizar o GitHub? Site tem um plano gratuito e dois pagos — Foto: Reprodução/Guilherme RamosComo utilizar o GitHub? Site tem um plano gratuito e dois pagos — Foto: Reprodução/Guilherme Ramos
O GitHub tem três planos principais: "Free", "Team" e "Enterprise". A versão "Free" é a gratuita, que disponibiliza repositórios públicos e privados ilimitados, 2 mil minutos por mês de automação e 500 MB de espaço para armazenamento.
A versão "Team" custa R$ 21 por mês, e além dos recursos do plano gratuito, conta com benefícios como wikis, a possibilidade de ter diversos usuários para revisar um projeto e 2 GB de espaço de armazenamento. Já o plano "Enterprise", de R$ 110 por mês, conta com todos os benefícios do anterior, além de updates automáticos de códigos, suporte premium da plataforma e 50 GB de armazenamento.
6. GitHub é exclusivo para desenvolvedores?
Por mais que seja uma ferramenta com mais utilidades para desenvolvedores, não é necessário ser um para se tornar usuário. Mesmo que menos comum, é possível ver na plataforma diversos outros tipos de arquivos e "times" organizados pelo GitHub. Se um usuário tem uma equipe que constantemente faz mudanças em arquivos de texto, por exemplo, o GitHub ainda é uma opção viável para esse tipo de trabalho.
Com informações de GitHub, How-To Geek e TechCrunch
Vai vender notebook usado? Veja dicas para evitar problemas
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
O que você está lendo é [O que é o GitHub? Veja para que serve a 'rede social de programadores'].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments