Xiaomi admite que carregador mais rápido do mundo prejudica bateria

A Xiaomi anunciou recentemente o carregador HyperCharge, que promete chegar de 0 a 100% em 8 minutos de carga com seus 200 W de potência. A repercussão desse lançamento gerou debates sobre a possível degradação da bateria devido ao excesso de calor pela alta potência. Em resposta a esse questionamento, a gigante chinesa explicou que o novo produto reduziria em 20% a capacidade total do componente após 800 ciclos.

Não só a Xiaomi, como a Oppo e outros fabricantes têm trabalhado em carregadores com números elevados de Watts na composição. Ainda nesta semana, a Infinix teve fotos vazadas do que pode vir a ser um carregador de 160 W, o qual também despertou questionamentos acerca da preservação da bateria.

🔎 iPhones e iPads antigos recebem atualização; veja o que muda

Carregador HyperCharge da Xiaomi promete carregar totalmente a bateria em 8 minutos — Foto: Reprodução/Xiaomi 2 de 2 Carregador HyperCharge da Xiaomi promete carregar totalmente a bateria em 8 minutos — Foto: Reprodução/Xiaomi

Carregador HyperCharge da Xiaomi promete carregar totalmente a bateria em 8 minutos — Foto: Reprodução/Xiaomi

Para entender a dimensão dos efeitos do calor do HyperCharge na bateria, a Xiaomi detalhou números obtidos por meio dos testes realizados. Tendo como exemplo o Mi 11 Ultra, com 5.000 mAh, constatou-se que após 800 ciclos ele passa a carregar apenas 4.000 mAh. Ou seja, após dois anos recarregando o aparelho uma vez ao dia, a capacidade é reduzida em 20%.

Portanto, esses dados apresentados pela Xiaomi estão dentro dos padrões que as autoridades chinesas pedem. A exigência desses órgãos indica que seja preservada ao menos 60% da bateria durante 400 ciclos. Dessa forma, a fabricante chinesa se mantém dentro dos conformes regulatórios ao garantir 80% do componente mesmo após 800 recargas.

Como forma de reforçar a preocupação com a preservação da vida útil da bateria, a empresa ressaltou que foram desenvolvidos mecanismos que buscam dissipar o calor durante o carregamento. Isso é um fator determinante para reduzir a degradação do componente.

Vale dizer que o carregador da Xiaomi, que também possui versão wireless de 120 W, ainda não está disponível no mercado. Até o momento não há previsão de lançamento ou de possíveis preços que serão praticados.

📝 Qual celular comprar em 2023? Descubra a resposta no Fórum TechTudo

Android: quatro dicas para aumentar a duração da bateria

O que você está lendo é [Xiaomi admite que carregador mais rápido do mundo prejudica bateria].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...