Proibidos na Twitch: veja emotes que já foram banidos da plataforma
A Twitch TV, plataforma de da Amazon,permite que fãs interajam com seus apresentadores usando emotes, figurinhas que representam emoção. É possível utilizar tanto aquelas criadas pela própria plataforma ou por streamers. No entanto, existem regras relacionadas a esses emotes e alguns dos desenhos, assim como seus criadores, já foram banidos.
Alguns desses casos ficaram famosos entre a comunidade da Twitch, seja pela gravidade da infração, pela popularidade do influenciador ou também pelas reclamações a respeito do banimento ter sido justo ou não. A seguir, você confere alguns casos de banimentos de "emojis" na plataforma de lives.
Como mudar de nome na Twitch depois de criar a conta
1 de 5 Confira alguns emotes que já foram banidos na Twitch TV — Foto: Divulgação/Twitch TVConfira alguns emotes que já foram banidos na Twitch TV — Foto: Divulgação/Twitch TV
Problema com live na twitch? Comente no Fórum do TechTudo
anniGasm (Annialis)
A streamer "Annialis" foi surpreendida, em janeiro de 2023, quando percebeu que foi banida por usar um emote sem autorização. Em resumo, ela foi acusada de violar a lei dos direitos autorais dos Estados Unidos após a autoria do desenho ter sido reivindicada. O emote em questão se chamava "anniGasm" e tinha um detalhe curioso: Annialis o utilizava há mais de cinco anos. A suspensão foi de apenas um dia, mas ela ainda ficou bastante perplexa com a situação.
Na época, foi explicado pelo diretor de contas da Twitch, Hassan Bhokari, que nesse caso em questão alguém havia feito uma denúncia contra Annialis. Como, de fato, o desenho pertencia a outra pessoa, a streamer não pôde recorrer e precisou aguardar o final de seu banimento.
2 de 5 Canal de Annialis foi banido por infringir lei sobre propriedade intelectual americana — Foto: Reprodução/Twitch e Instagram AnnialisCanal de Annialis foi banido por infringir lei sobre propriedade intelectual americana — Foto: Reprodução/Twitch e Instagram Annialis
Caso Kordell
Outro caso de emotes banidos gerou discussões em janeiro de 2023. O streamer Kordell foi banido permanentemente da Twitch por usar alguns emotes considerados indecentes e racistas. A reclamação de Kordell ocorreu porque os emotes em questão já haviam sido previamente aprovados pela plataforma e, segundo o streamer, ela não poderia bani-lo por conta disso. De acordo com o canadense, ele já fazia lives há mais de cinco anos e nunca havia recebido qualquer tipo de punição durante sua carreira.
Kordell colocou as imagens de seus emotes em seu Twitter, que foi eventualmente suspenso, e explicou o ocorrido. O caso gerou algumas discussões, inclusive no Reddit, mas a Twitch manteve a decisão. Muitos fãs também concordaram que alguns dos emotes realmente eram inapropriados e racistas.
BlessRNG
A Twitch conta com diversos emotes globais, que podem ser utilizados em qualquer transmissão e por qualquer espectador. Um dos mais mais icônicos era o BlessRNG, muito utilizado para desejar boa sorte para o streamer durante sua gameplay. O emote também era o rosto do streamer Brad Jolly, que é chamado pelo mesmo nome, "BlessRNG".
Entretanto, em junho de 2023, o streamer foi acusado de abuso sexual contra sua ex-namorada. A denúncia foi feita por uma pessoa anônima para a Kanga, uma empresa focada na produção de conteúdo que Brad Jolly era empregado na época.
Brad logo admitiu que a história era verdadeira e publicou um longo pedido de desculpas em suas redes sociais. Ele afirmou lamentar pelo ocorrido e que buscaria mudar como pessoa. Mesmo assim, a Twitch TV não viu escolhas e optou por retirar o emote BlessRNG para sempre da lista de emotes globais da plataforma.
3 de 5 Steamer australiano esteve envolvido na onda de denúncias de assédio sexual — Foto: Reprodução/Twitter BlessRNGSteamer australiano esteve envolvido na onda de denúncias de assédio sexual — Foto: Reprodução/Twitter BlessRNG
PogChamp (Gootecks)
Assim como o BlessRNG, o PogChamp original era um dos emotes mais famosos da plataforma. Ele também levava o rosto de uma pessoa, Ryan “Gootecks” Gutierrez, um nome bastante conhecido no cenário competitivo de Street Fighter. O PogChamp era utilizado para demonstrar que estava impressionado de forma positiva com algo durante a stream. Porém, ele se tornou tão popular que muitos fãs optaram por fazer diversas variações, todas com o mesmo rosto de Gootecks e mostrando outros tipos de reações.
Em janeiro de 2023, época em que ocorreu a invasão ao Capitólio em Washington, Estados Unidos, Gootecks utilizou suas redes sociais para, de certa forma, encorajar a ação violenta. O ato foi reprovado pelos seus seguidores e também pela Twitch, que retirou o emote original e o substituiu por um novo PogChamp, que previamente era conhecido como "KomodoHype".
4 de 5 Gootecks (esquerda) fazendo a famosa expressão "PogChamp" em 2010 — Foto: Reprodução/Cross Counter TVGootecks (esquerda) fazendo a famosa expressão "PogChamp" em 2010 — Foto: Reprodução/Cross Counter TV
Stop Streaming (Forsen)
Sebastian "Forsen" Fors é um nome já conhecido pela Twitch TV. Em especial, pela enorme quantidade de banimentos que ele já recebeu na plataforma. No retorno de uma dessas punições, em janeiro de 2023, Forsen percebeu que um de seus emotes havia sido removido. Na verdade, foram quatro emotes que, quando utilizados juntos e na sequência correta, formavam uma mensagem. A frase começava com "Stop Streaming", ou pare de streamar, e se encerrava com um ícone indicando que havia um total de zero espectadores na live.
Não houve uma razão oficial para o emote ter sido deletado, mas tanto Forsen como alguns de seus fãs elaboraram algumas teorias. A mais realista era que essa sequência de figurinha poderia ser utilizada para ofender de alguma forma outros streamers na plataforma.
5 de 5 Forsen teve seu emote removido da Twitch TV por, provavelmente, poder ser utilizado como forma de bullying a outros streamers — Foto: Reprodução/TwitchForsen teve seu emote removido da Twitch TV por, provavelmente, poder ser utilizado como forma de bullying a outros streamers — Foto: Reprodução/Twitch
Ursinho Pooh (Pedguin)
O streamer Peter "Pedguin" Mann foi banido no dia 21 de junho de 2023 pela primeira vez em dez anos de carreira. O motivo foi o lançamento de quatro novos emotes para sua stream. Todos essas figurinhas, lançadas em maio, tinham uma clara referência ao Ursinho Pooh, famoso personagem dos livros e dos desenhos animados. O problema é que o urso foi retratado de uma forma diferente da habitual, o que levou a Twitch a considerar que o desenho continha conteúdo sexual e nudez.
Pedguin ainda tentou modificar os emotes de forma a tentar deixá-los mais apropriados, levando em consideração as normas da plataforma. No entanto, mesmo com as mudanças, ele acabou recebendo um banimento temporário de um jeito ou de outro.
karaCorvass (KaraCorvus)
Um dos casos mais recentes é o da streamer Kawa "KaraCorvus" Crowvus. No dia 6 de julho, ela afirmou em seu Twitter que um de seus emotes havia sido removido por conter conteúdo sexual ou nudez. O emote em questão, chamado de karaCorvass, era o desenho de um pássaro mostrando o traseiro, mas sem muitos detalhes explícitos.
Ainda assim, a plataforma optou por remover o emote, o que causou indignação, tanto da parte de KaraCorvus como de seus seguidores. Entre diversos comentários questionando a remoção do desenho, apareceram alguns mais exaltados, chegando a afirmar que aquele havia sido o banimento "mais idiota" já visto.
Com informações de Win.GG, Ginx.Tv, Dot Esports, The Verge e Dexerto
5 ações proibidas em jogos competitivos
O que você está lendo é [Proibidos na Twitch: veja emotes que já foram banidos da plataforma].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments