Star Citizen: veja requisitos para download no PC e polêmicas do jogo
Star Citizen é um MMO com gameplay focadaem simulação espacial anunciado em 2012 em uma campanha de financiamento no portal Kickstarter. Atualmente, o jogo se encontra na fase Alpha, disponível para download exclusivamente no PC, e ainda não possui uma data oficial de lançamento. Originalmente, o game estava previsto para ser lançado em 2014 – porém, Chris Roberts, principal nome por trás do título, decidiu implementar melhorias, o que acarretou seu adiamento. Star Citizen está disponível com preços a partir de US$ 45 (R$ 229,34, em conversão direta).
Desde então, Chris e sua empresa, a Cloud Imperium Games, prosseguiram com uma nova campanha de financiamento, que bateu recorde e superou a marca de US$ 370 milhões (cerca de R$ 1,8 bilhão). Com o passar dos anos, o game também acumulou diversas polêmicas, mais complexas do que um simples atraso para a conclusão de seu desenvolvimento. Veja mais informações sobre a sua criação e os requisitos do futuro jogo.
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1 de 3 Star Citizen tinha lançamento incial previsto para 2014 — Foto: Divulgação/Roberts Space industriesStar Citizen tinha lançamento incial previsto para 2014 — Foto: Divulgação/Roberts Space industries
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Star Citizen e Squadron 42
A promessa do Star Citizen é conceder ao jogador uma grande experiência MMO (Massively multiplayer online game) e total liberdade para explorar o universo, encarar batalhas e ajudar a criar vida no espaço. O projeto recebeu muita confiança dos fãs do gênero, pois Chris Roberts foi desenvolvedor da série de jogos Wing Commander, lançada em 1990 para PC. Chris Roberts mencionou que ele considera o Star Citizen como um sucessor espiritual do Wing Commander, que também se trata de um simulador de combate espacial.
Ao lado do Star Citizen, também foi prometido o lançamento do Squadron 42, uma campanha separada que ajudará os jogadores a conhecerem melhor o universo do game. Squadron 42 estava previsto para ser lançado no final de 2014, mas isso não ocorreu. Chris Roberts ainda afirmou, em 2023, que era preferível não mostrar do Squadron 42 e nem discutir data de lançamento enquanto o título não chegar na fase final de desenvolvimento.
É válido destacar que o desenvolvimento dos jogos também foi afetado pela pandemia de Covid-19 e por uma enorme nevasca que caiu no estado do Texas, Estados Unidos, em março de 2023. O evento climático dificultou o trabalho dos funcionários por conta do estado em que ficou suas respectivas casas, onde trabalhavam remotamente.
Por sinal, o Squadron 42 foi uma das causas de um processo realizado pela Crytek, criadora da CryEngine, no ano de 2017. Segundo a Crytek, a Cloud Imperium Games quebrou o acordo do uso do motor gráfico ao realizar dois projetos separados: Squadron 42 e Star Citizen. Também foi sugerido que a empresa havia licenciado a CryEngine com uma taxa abaixo da média do mercado com base em termos que acabaram violados. O processo durou até 2023, quando foi resolvido em termos que não foram divulgados.
Acúmulo de polêmicas
Todos os atrasos, o processo da Crytek e o financiamento que contou com a ajuda os fãs, são apenas algumas das polêmicas que apareceram durante esse período. Entre outros casos, estão as alegações de que a Cloud Imperium Games teria um ambiente tóxico de trabalho e que os funcionários eram maltratados pelos executivos. Um bom exemplo ocorreu durante a nevasca no Texas, em que as atividades continuaram normalmente, e os funcionários foram obrigados a trabalhar em péssimas condições. Caso resolvessem faltar, os trabalhadores teriam suas férias descontadas.
O estúdio também foi acusado de má gestão de dinheiro recebido na campanha. A Forbes publicou um artigo em 2023 que abordava esse assunto e fazia um questionamento a respeito de como o dinheiro estaria sendo utilizado e como os desenvolvedores usavam de seu tempo para a produção do Star Citizen. Há comentários de que o orçamento não foi bem supervisionado e que, por conta disso, seu desenvolvimento não conseguiu atingir o real potencial.
2 de 3 Star Citizen bateu recorde em financiamento coletivo, mas também colecionou polêmicas desde seu anúncio — Foto: Divulgação/Roberts Space industriesStar Citizen bateu recorde em financiamento coletivo, mas também colecionou polêmicas desde seu anúncio — Foto: Divulgação/Roberts Space industries
Micro transações e o pay-to-win
Somado a tudo isso, ainda há a polêmica relacionada às micro transações durante a fase Alpha do Star Citizen. Mesmo quebrando recordes na campanha de financiamento, a desenvolvedora também deu a opção para os jogadores comprarem itens no jogo utilizando de dinheiro real.
Alguns desses itens contam com preços salgados, como naves custando mais de US$ 1 mil (cerca de R$ 5,1 mil). Além disso, também foram colocados à venda lotes digitais de imóveis que nem sequer existiam ou poderiam ser acessados. Muitos fãs criticaram a desenvolvedora devido à falta de ética ao vender itens tão caros, principalmente em um jogo que ainda nem está pronto.
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