Seis funções do Google Meet que você precisa conhecer; veja lista
O Google Meet é um dos serviços de videochamadas mais populares da atualidade. Ainda assim, o software do Google tem recursos pouco conhecidos pelos usuários. Uma das razões para isso é que as funções mudam de acordo com a plataforma — que pode ser acessada pelo navegador da web ou em aplicativos para Android e iPhone (iOS). A lista abaixo reúne seis funcionalidades bastante úteis presentes na versão gratuita do Google Meet. O plano pago, por sua vez, é garantido através da assinatura do Google Workspace. Confira, a seguir, seis funções do Google Meet que irão melhorar sua experiência com o serviço.
Como funciona o Google Meet? Veja perguntas e respostas sobre o app
1 de 6 Seis funções do Google Meet que você precisa conhecer: veja lista com recursos — Foto: Marvin Costa/TechTudoSeis funções do Google Meet que você precisa conhecer: veja lista com recursos — Foto: Marvin Costa/TechTudo
Google Meet: microfone não funciona. Como resolver? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo
Conheça funções do Google Meet
1. Aviso de eco
O Google Meet possui um sistema de correção automática de eco. Porém, quando o problema não pode ser solucionado, a plataforma envia uma notificação ao usuário avisando que o microfone está gerando eco.
Uma bolinha vermelha aparece no menu, acompanhada da mensagem "Você está causando eco". Ao tocar sobre o ícone, o usuário é redirecionado à janela de "Ajuda e solução de problemas", onde encontrará recomendações para correção da falha. As orientações incluem usar fone de ouvido, diminuir o volume do alto-falante e desativar o microfone enquanto não está falando.
2 de 6 Imagem mostra recomendações que o Google Meet fornece ao usuário para resolver o problema de eco — Foto: Divulgação/GoogleImagem mostra recomendações que o Google Meet fornece ao usuário para resolver o problema de eco — Foto: Divulgação/Google
2. Filtros de realidade aumentada
Assim como Instagram, TikTok e outras redes sociais, o Google Meet conta com filtros de realidade aumentada. A função, que está disponível apenas nos aplicativos para Android e iPhone (iOS), modifica o rosto do usuário, tornando a reunião mais descontraída.
Para ativar o recurso, toque no ícone de efeitos — simbolizado por estrelinhas na miniatura da imagem – ao iniciar uma reunião pelo celular. Depois, basta deslizar a tela lateralmente para visualizar a aba "Filtros" e escolher o efeito desejado.
3 de 6 Imagem mostra como ativar filtros de realidade aumentada no Google Meet; função torna as reuniões mais divertidas — Foto: Reprodução/Marvin CostaImagem mostra como ativar filtros de realidade aumentada no Google Meet; função torna as reuniões mais divertidas — Foto: Reprodução/Marvin Costa
3. Legendas automáticas no Meet
Inserir legenda é útil em diversas situações. Além de permitir que pessoas com deficiência auditiva participem das videoconferências, a função também ajuda quem não domina o idioma falado na reunião a entender o que está sendo comentado pelos participantes.
Você pode ativar legendas no Google Meet a qualquer momento da videochamada. Para isso, basta clicar no menu, entrar em "Legendas", selecionar a língua que está sendo falada e pressionar "Aplicar". As legendas são geradas automaticamente, o que significa que pode haver alguma distorção entre o que foi falado e o que está escrito.
4 de 6 Imagem mostra ativação de legendas em português (Brasil) no Google Meet — Foto: Reprodução/Raquel FreireImagem mostra ativação de legendas em português (Brasil) no Google Meet — Foto: Reprodução/Raquel Freire
4. Lousa interativa
O Google Meet tem integração com o Jamboard, uma ferramenta de lousa interativa. Trata-se de um quadro branco que permite fazer anotações, criar diagramas e inserir vários conteúdos durante a videoconferência, característica que o torna perfeito para salas de aula online.
Para usá-lo, clique no menu e entre em "Lousa Interativa - Abrir um Jam". Em seguida pressione o botão "Abrir uma nova lousa interativa". Um link para o Jamboard será enviado a todos os participantes da chamada.
Vale ressaltar que qualquer pessoa da reunião pode abrir uma nova lousa interativa, e não apenas o administrador. No entanto, quem cria a lousa define se os demais conseguirão editar ou apenas visualizar o mural.
5 de 6 Google Meet tem integração com Jamboard, lousa interativa para anotações — Foto: Reprodução/Raquel FreireGoogle Meet tem integração com Jamboard, lousa interativa para anotações — Foto: Reprodução/Raquel Freire
5. Fixar um participante
Fixar um participante permite que apenas a pessoa em questão seja exibida na sua tela, independente de quantas pessoas entrem na reunião do Google Meet. O procedimento é bem simples: basta entrar na guia "Pessoas", clicar no menu do usuário que você quer fixar e selecionar "Fixar na tela". Para desfazer a ação, clique novamente no menu e pressione "Liberar".
6 de 6 Imagem mostra ação para fixar participante na tela da reunião no Google Meet — Foto: Reprodução/Raquel FreireImagem mostra ação para fixar participante na tela da reunião no Google Meet — Foto: Reprodução/Raquel Freire
6. Atalhos de teclado
Usar os atalhos de teclado do Google Meet pode acelerar o uso do programa no PC.
Como usar atalhos no teclado no Meet para Windows e Mac
Atalhos de teclado do Google Meet
Pronto. Essas são as funções que podem tornar a experiência com o Google Meet mais interativa.
Com informações de Google (1 e 2) e 9To5 Google
WhatsApp tem função para fazer chamadas de vídeo e voz no computador
O que você está lendo é [Seis funções do Google Meet que você precisa conhecer; veja lista].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments