SSD pode impedir ataques de ransomware no futuro
Pesquisadores estão tentando desenvolver um SSD inteligente que bloqueia ataques de ransomware. Batizado de SSD-Insider ++, o dispositivo seria capaz de detectar infecções e reverter criptografia em questão de segundos, tudo em nível de firmware. A melhoria poderia ser implementada sem grandes efeitos além de um pequeno aumento na latência.
2 de 3 SSD do futuro pode ter firmware que impede ataques de ransomware — Foto: Filipe Garrett/TechTudo
SSD do futuro pode ter firmware que impede ataques de ransomware — Foto: Filipe Garrett/TechTudo
Computador não reconhece SSD, o que fazer? Participe da conversa no Fórum TechTudo
O funcionamento do SSD-Insider++ consistiria em procurar padrões de atividade que correspondem a ataques de ransomware — em que arquivos importantes são criptografados pelo invasor, e liberados apenas mediante pagamento resgate. No lugar de fazer isso com um software, a ação seria executada pelo firmware do SSD.
O armazenamento inteligente bloquearia a entrada e saída de dados assim que identificasse atividade suspeita. Em seguida, um aplicativo complementar exibiria uma notificação sobre a infecção ao usuário, que então poderia remover o ransomware. "Tive a ideia da detecção em nível de firmware porque sei que muitos [usuários] não instalam software anti-ransomware", disse DaeHun Nyang, pesquisador da Ewha Womans University e idealizador do projeto, ao site The Register.
SDDs com proteção contra ransomware já existem no mercado. A startup Cigent, por exemplo, fabrica armazenamento que opera em conjunto com o Windows 10 para identificar e bloquear o ataque. A novidade da pesquisa sul-coreana é que, por trabalhar em nível de firmware, a tecnologia poderia ser aplicada em unidades existentes sem alterar o hardware.
3 de 3 SSD Cigent, disponível no mercado, oferece proteção contra ransomware via software — Foto: Divulgação/CigentSSD Cigent, disponível no mercado, oferece proteção contra ransomware via software — Foto: Divulgação/Cigent
Outro diferencial do SSD-Insider++ é que ele conseguiria reverter qualquer possível dano aos dados em questão de segundos, sem precisar fazer cópia de informações. A recuperação aconteceria graças à característica das unidades flash NAND de excluir dados com atraso. "Isso nos permite fazer backup dos arquivos originais sem quaisquer cópias extras e reverter instantaneamente os arquivos infectados, se necessário", explicou Nyang.
Com informações de The Register
Vai vender notebook usado? Veja dicas para evitar problemas
O que você está lendo é [SSD pode impedir ataques de ransomware no futuro].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments