Como saber se o iPhone 12 é original
Lançado em 2023, o iPhone 12 ultrapassou a marca de 100 milhões de unidades vendidas em todo o mundo. Dado o sucesso, os consumidores precisam estar atentos na hora da compra para não cair em golpes e adquirir celulares falsificados. Por conta disso, listamos abaixo sete maneiras de saber se o modelo da Apple é realmente original.
Isso porque, no mercado informal, existem réplicas e clones que podem passar despercebidos nas mãos de pessoas leigas ou mais desatentas. Preço muito abaixo do valor de marcado e desempenho fraco do aparelho, com travamentos e lentidão, são dois indícios para os quais os compradores devem ficar atentos. No entanto, existem outras formas para ter certeza de que se trata de um iPhone 12.
🔎 iPhone 13 chega ao Brasil com mais memória e bateria; saiba os preços
2 de 8 Saiba como descobrir se iPhone 12 é verdadeiro ou não — Foto: Divulgação/AppleSaiba como descobrir se iPhone 12 é verdadeiro ou não — Foto: Divulgação/Apple
1. Presença de Face ID
O iPhone 12, assim como todos os modelos da linha principal lançados a partir do iPhone X, em 2017, possuem leitor facial como identificador de biometria, chamado de Face ID. O recurso é usado para desbloquear o telefone, assim como para realizar pagamentos e liberar acesso a aplicativos.
Ele funciona por meio dos sensores localizados na parte da frente do smartphone, posicionados no recorte do alto da tela, junto à câmera frontal. Ou seja, caso o aparelho não possua um entalhe no topo da tela, você pode estar manuseando um modelo mais antigo ou, ainda, um celular falso.
Mas não é só a presença do entalhe que garante que o Face ID exista no celular. Aparelhos falsos copiam toda a estrutura do modelo original, inclusive o recorte do alto da tela. Portanto, para garantir que o celular é procedente e possui o reconhecimento facial, você deve ir nos ajustes do iPhone, acessar “Face ID e Código” e fazer o cadastro do rosto. Se der tudo certo, há grandes chances de se tratar de um modelo original.
3 de 8 Realize o escaneamento do rosto — Foto: Reprodução/Helito BeggioraRealize o escaneamento do rosto — Foto: Reprodução/Helito Beggiora
2. IMEI e número de série
O IMEI é um código que identifica cada celular fabricado de forma original. Com a numeração em mãos, o usuário pode consultar a situação do smartphone junto à Anatel para descobrir a condição atual do aparelho — se está regular ou não.
A conferência da numeração serve também para revelar se o smartphone é original ou não. Isso porque existe um código para cada marca e modelo de aparelho. Se o código do aparelho não conferir com o presente na caixa, há grandes chances de se tratar de um produto falso.
Para descobrir o número do IMEI, basta abrir o discador do telefone e digitar *#06#. O número será exibido imediatamente. Com posse do código, o usuário pode conferir a situação do celular na página de consulta .
4 de 8 IMEI do iPhone pode ser conferido no código de barras da caixa do aparelho — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudoIMEI do iPhone pode ser conferido no código de barras da caixa do aparelho — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo
Outra forma de localizar o número IMEI é verificando a embalagem do produto, já que a numeração vem impressa junto ao código de barras da caixa. Pelo celular também é possível localizar o código, acessando os Ajustes → Geral → Sobre → IMEI. Além disso, a Apple também disponibiliza tais números por meio do site no navegador do celular.
3. Cheque se tem carregador e fones de ouvido na caixa
Se você comprou um iPhone 12 e, entre os acessórios contidos na caixa, estiver a fonte do carregador ou fones de ouvido, temos más notícias. A Apple abandonou esses acessórios em 2023, passando a entregar somente o cabo Lightning/USB-C junto ao celular — os consumidores que não tiverem um plugue USB-C devem comprá-lo à parte.
Segundo a Apple, essa medida foi adotada como parte de esforços para preservar o meio-ambiente. Desde então, todos os modelos da marca, incluindo versões anteriores, como o iPhone 11, por exemplo, também são vendidos sem esses acessórios na caixa. Ou seja, comprar um iPhone e receber esses acessórios pode significar que o celular é falso, ou pelo menos teve sua caixa e componentes modificados.
5 de 8 Caixa do iPhone só vem com cabo; Apple deixou de entregar carregador e fone de ouvido em 2023 — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudoCaixa do iPhone só vem com cabo; Apple deixou de entregar carregador e fone de ouvido em 2023 — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo
4. Tente acessar a App Store
A App Store é a loja oficial de aplicativos da Apple. É o local onde o usuário pesquisará seus apps favoritos para instalar no celular. Caso o indivíduo não localize ou não consiga acessar a App Store, pode significar que ele está diante de um aparelho falsificado.
Se o celular exibir uma outra loja de aplicativos, como a Google Play Store, por exemplo, seja ela na sua versão oficial ou modificada, o indivíduo pode ter certeza de que não está segurando um iPhone. Vale destacar também que, para baixar aplicativos na App Store, é necessário possuir uma ID Apple com e-mail e senha verificados.
6 de 8 App Store só pode ser acessada em iPhones originais — Foto: Reprodução/Rodrigo FernandesApp Store só pode ser acessada em iPhones originais — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes
O que você está lendo é [Como saber se o iPhone 12 é original].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments