eSocial MEI: portal tem funções úteis para microempreendedores individuais
eSocial é uma plataforma que centraliza e simplifica processos tributários, trabalhistas e previdenciários. O serviço, criado pelo Governo Federal, é voltado para microempreendedores, empresas e pessoas físicas com funcionários domésticos. O site reúne informações pessoais e contratuais dos trabalhadores, como CPF, data de nascimento, data de admissão e movimentações trabalhistas como férias, afastamentos e demissão.
1 de 5 eSocial MEI: lista traz funções interessantes do serviço que podem ser utilizadas por microempreendedores — Foto: Juliana Campos/TechTudo
eSocial MEI: lista traz funções interessantes do serviço que podem ser utilizadas por microempreendedores — Foto: Juliana Campos/TechTudo
O que vocês estão achando do novo Fórum do TechTudo? Responda no Fórum do TechTudo
O que é e como funciona o eSocial para MEI?
O eSocial é uma plataforma online do Governo Federal que reúne obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas em um sistema único, centralizando o envio de dados acerca de folhas de pagamento, admissões e demissões, recolhimento de FGTS e outras demandas legais. Seu uso é obrigatório para pessoas jurídicas, como microempreendedores individuais (MEIs) com funcionários e pessoas físicas que contratam empregados domésticos.
Para se cadastrar no site, é preciso informar o CNPJ, CPF e data de nascimento do responsável da empresa, além de comprar um certificado tipo A1 exigido pelo portal como mecanismo de segurança e facilitador do login. O certificado tem um custo de R$250 e concede acesso a todas as ferramentas do portal.
2 de 5 Veja seis coisas que você pode fazer no eSocial, plataforma online do Governo para empregadores — Foto: Raquel Freire/TechTudoVeja seis coisas que você pode fazer no eSocial, plataforma online do Governo para empregadores — Foto: Raquel Freire/TechTudo
O eSocial possui diferentes formas de utilização do sistema de acordo com o perfil do empregador. Para microempreendedores individuais, há o módulo💥️ eSocial Web Simplificado MEI, disponibilizado a partir de outubro de 2023, no qual o recolhimento de FGTS e Contribuição Previdenciária (INSS) é unificado através do Documento de Arrecadação do eSocial (DAE). O DAE deve ser pago mensalmente e pode ser acessado a partir de login no Portal do Empreendedor.
A seguir, confira as funções do eSocial para microempreendedores individuais (MEI).
1. Gestão dos empregados
Uma das principais ferramentas do portal eSocial é a gestão de empregados. Após fazer o login com o certificado digital, basta selecionar "Gestão de Empregados" no menu de acesso rápido, disponível à direta da tela. Feito isso, o empregador precisa somente informar o CPF do funcionário desejado para ter acesso a todas as informações pessoais e trabalhistas do empregado.
3 de 5 Uma das funções do eSocial é a gestão de empregados — Foto: Reprodução/eSocialUma das funções do eSocial é a gestão de empregados — Foto: Reprodução/eSocial
A aba permite registrar e consultar os cadastros dos trabalhadores e seus eventos de afastamentos, férias, alterações contratuais e desligamento. Também é possível imprimir o histórico de movimentações trabalhistas do funcionário.
2. Programação de férias
Outra possibilidade fornecida pelo eSocial é a de programar férias. No menu de acesso rápido, há também a opção "Programar férias". Nela, basta selecionar o trabalhador em questão, e o sistema identificará o período aquisitivo completo mais recente, que ainda possua dias disponíveis para gozo. Em seguida, o empregador deverá informar a data de início das férias, a quantidade que será gozada e se haverá a venda de 1/3 das férias. Feito isso, o sistema gerará um recibo de férias.
4 de 5 Menu de acesso rápido para programar férias do empregado no eSocial — Foto: Reprodução/eSocialMenu de acesso rápido para programar férias do empregado no eSocial — Foto: Reprodução/eSocial
3. Reajuste de salário
Ainda no menu de acesso rápido, é possível realizar alterações salariais dos empregados. Para isso, basta selecionar o funcionário desejado, indicar o novo valor e a partir de qual data ele será aplicado. Automaticamente o reajuste passa por qualificação e entra em vigor.
5 de 5 Tela de reajuste salarial do funcionário no eSocial — Foto: Reprodução/eSocialTela de reajuste salarial do funcionário no eSocial — Foto: Reprodução/eSocial
Vale ressaltar que, para o eSocial, a alteração terá validade desde o primeiro dia do mês informado, independente do dia informado pelo usuário. Portanto, o novo valor será utilizado para todos os cálculos da folha de pagamento da competência em que existiu a alteração.
O que você está lendo é [eSocial MEI: portal tem funções úteis para microempreendedores individuais].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments