Até quando declarar o Imposto de Renda 2022? 5 perguntas e respostas
O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2022 foi prorrogado para 31 de maio pela Receita Federal. Até então, a data final era 29 de abril. A mudança, informada no "Diário Oficial da União" na manhã desta terça-feira (5), deu aos contribuintes mais um mês para realizar o preenchimento e envio da declaração. O procedimento pode ser feito pelo programa para computadores ou por meio do aplicativo IRPF, disponível para celulares Android e iPhone (iOS).
1 de 5 Receita Federal adia prazo para entrega de declaração do Imposto de Renda 2022; veja nova data e o que muda — Foto: Marcela Franco/TechTudo
Receita Federal adia prazo para entrega de declaração do Imposto de Renda 2022; veja nova data e o que muda — Foto: Marcela Franco/TechTudo
1. Até quando é possível declarar o Imposto de Renda 2022?
É possível declarar o Imposto de Renda 2022 até 31 de maio. A Declaração Final de Espólio, documento necessário para encerrar a vida fiscal do falecido, e a Declaração de Imposto de Renda de quem saiu do país também podem ser preenchidas e entregues até a data do novo prazo. Já os contribuintes que possuem imposto a pagar e querem colocar a primeira parcela ou o pagamento único da taxa em débito automático precisam enviar a declaração até 10 de maio.
2 de 5 Prorrogação do Imposto de Renda 2022: contribuintes têm até 31 de maio para enviar declaração — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudoProrrogação do Imposto de Renda 2022: contribuintes têm até 31 de maio para enviar declaração — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo
2. Como emitir informe de rendimentos?
Há diferentes formas de emitir extratos para o Imposto de Renda. Clientes de bancos digitais, como Nubank, PicPay e Banco Inter, podem gerar o informe de rendimentos pelo aplicativo da instituição financeira. Em geral, a opção “Informe de rendimentos” é disponibilizada logo no perfil do usuário, bastando tocar sobre ela para baixar o documento. Bancos tradicionais como Itaú e Bradesco também permitem emitir o extrato pelo app. Se esse não for o caso da sua instituição, você pode baixar o documento pelo internet banking.
Há também o informe de rendimentos do INSS, que é o extrato para Imposto de Renda da Previdência Social. O documento, destinado a pessoas que que receberam algum benefício do órgão no ano base 2023, pode ser emitido no site meu.inss.gov.br. Para isso, o usuário deve fazer login com a conta Gov.br e, na seção de serviços, clicar em "Extrato de Imposto de Renda".
3 de 5 Extrato do INSS para Imposto de Renda 2022 está liberado no site do Governo — Foto: Reprodução/Rodrigo FernandesExtrato do INSS para Imposto de Renda 2022 está liberado no site do Governo — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes
Vale lembrar, por fim, que as empresas enviaram o informe de rendimentos ao seus funcionários até o último dia útil de fevereiro. No documento, constam os valores recebidos pelo contribuinte, assim como a quantia descontada ao longo do ano. Ambas informações são necessárias para fazer a declaração de Imposto de Renda 2022. Se você não recebeu o documento, entre em contato com o departamento financeiro ou de recursos humanos da empresa.
3. Como declarar o Imposto de Renda 2022?
A declaração do Imposto de Renda 2022 pode ser feita pelo programa para computadores da Receita Federal. O software, compatível com os sistemas Windows, Linux e macOS, está disponível para download no site do órgão. Antes de começar a preencher a declaração, o ideal é reunir todos os documentos necessários, como CPF, número de declaração do ano anterior, comprovantes de despesas e informe de rendimentos.
Outra forma de declarar o Imposto de Renda é pelo aplicativo IRPF, disponível para celulares Android e iPhone (iOS). O procedimento pelo smartphone, recomendado a contribuintes que optam pela declaração simplificada, é simples: basta entrar na plataforma com a conta Gov.br e preencher os dados solicitados.
4 de 5 Prazo imposto de renda 2022: contribuintes ganharam mais um mês para enviar declaração — Foto: Reprodução/Marcela FrancoPrazo imposto de renda 2022: contribuintes ganharam mais um mês para enviar declaração — Foto: Reprodução/Marcela Franco
Vale destacar, porém, que a confecção da declaração pelo app IRPF não pode ser feita nos seguintes casos: contribuintes que tenham recebido rendimento tributável ou não superior a R$ 5 milhões em 2023; do exterior; relativo a recuperação da parcela isenta da atividade rural ou correspondente a lucro em venda de imóvel residencial para aquisição de outro imóvel.
4. Quem deve declarar o IRRF 2022?
Declarar Imposto de Renda 2022 é obrigatório para quem, em 2023:
5 de 5 Valor do Imposto de Renda 2022: restituição começa a ser paga a partir de 31 de maio — Foto: Pond5
Valor do Imposto de Renda 2022: restituição começa a ser paga a partir de 31 de maio — Foto: Pond5
Por esse motivo, quem enviou o documento primeiro têm mais chance de receber a quantia nos primeiros lotes. Idosos, pessoas com deficiência, portadores de doenças graves e professores possuem prioridade para receber a restituição. Confira abaixo o calendário de restituições do Imposto de Renda 2022:
Calendário de restituição do Imposto de Renda 2022
Renda extra na Internet: veja formas de ganhar dinheiro online
O que você está lendo é [Até quando declarar o Imposto de Renda 2022? 5 perguntas e respostas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments