Monitor de 500 Hz da Asus: entenda o que a tecnologia mudará nos jogos

A Asus e a Nvidia anunciaram recentemente o Asus ROG Swift 500 Hz, o primeiro monitor do mundo com suporte a taxa de atualização de 500 frames por segundo (FPS). Ainda sem preço ou data de lançamento oficial, o monitor tem 24,1 polegadas, resolução Full HD (1920 px x 1080 px) e é compatível com as tecnologias G-Sync e Reflex da Nvidia. Displays com taxas de atualização altas, como é o caso do ROG Swift 500 Hz, costumam dar uma vantagem extra em jogos multiplayer, em que uma fração de segundo pode determinar o resultado de uma partida.

Por isso, a Asus aposta que a novidade será o novo padrão entre atletas de esports, streamers e até mesmo para gamers casuais. Confira a seguir o que podemos esperar da tecnologia de monitores de 500 Hz:

🔎 Notebook gamer ou PC gamer: qual vale mais a pena para os jogadores?

Asus ROG Swift é o primeiro monitor com taxa de atualização de 500 Hz do mundo — Foto: Divulgação/Nvidia 2 de 5 Asus ROG Swift é o primeiro monitor com taxa de atualização de 500 Hz do mundo — Foto: Divulgação/Nvidia

Asus ROG Swift é o primeiro monitor com taxa de atualização de 500 Hz do mundo — Foto: Divulgação/Nvidia

📝 Qual é um bom monitor para jogar no PC? Comente no Fórum TechTudo

💥️Fim do efeito "ghosting"

Em jogos com muita ação, como shooters ou simuladores de corrida, a tela nem sempre consegue acompanhar a velocidade dos acontecimentos. Então, é comum acontecer o efeito ghosting, que é a imagem residual que aparece durante transição entre um quadro e outro.

Funciona assim: quando uma imagem é gerada na tela, ela logo precisa ser apagada para dar lugar a outra imagem e assim por diante, criando a ilusão de movimento. Só que há casos em que, durante essa transição, a imagem anterior não se apaga por completo, deixando um rastro ao redor da imagem que cria o efeito fantasmagórico.

Comparação do efeito ghosting de acordo com a taxa de atualização do monitor — Foto: Divulgação/Nvidia 3 de 5 Comparação do efeito ghosting de acordo com a taxa de atualização do monitor — Foto: Divulgação/Nvidia

Comparação do efeito ghosting de acordo com a taxa de atualização do monitor — Foto: Divulgação/Nvidia

Uma das maneiras de suavizar isso é com um monitor com taxas de atualização altas. Quanto maior for a taxa, menos perceptível é o efeito e mais suave será a transição entre as imagens. Assim, os gráficos ficam muito mais nítidos e bonitos, e o game fica mais agradável de se jogar.

A Nvidia divulgou um vídeo que mostra como um monitor de 500 Hz diminui consideravelmente o efeito ghosting.

Maior precisão nos movimentos

Mais do que melhorar o visual, monitores mais rápidos oferecem uma vantagem competitiva em jogos multiplayer. Com animações mais fluidas, é possível rastrear a posição do oponente e atingi-lo antes que ele consiga reagir. Em um jogo de tiro, por exemplo, se um oponente está se movendo para os lados, é mais fácil calcular o momento correto de disparar.

Não por acaso, a Nvidia anunciou que a tecnologia será compatível com os principais títulos de esports da atualidade, como Counter Strike: Global Offensive, Valorant, Overwatch e Rainbow Six Siege.

Movimentação em monitores com 500 Hz é mais suave e pode oferecer vantagem competitiva — Foto: Reprodução/Nvidia 4 de 5 Movimentação em monitores com 500 Hz é mais suave e pode oferecer vantagem competitiva — Foto: Reprodução/Nvidia

Movimentação em monitores com 500 Hz é mais suave e pode oferecer vantagem competitiva — Foto: Reprodução/Nvidia

Além disso, jogos de esportes, como F1 e futebol, também podem se beneficiar de animações mais suaves, já que também exigem movimentos precisos para se dar bem.

Latência menor

A Asus ainda não divulgou as especificações técnicas, mas já disse que o novo monitor terá um tempo de resposta 60% mais rápido. Parte disso é creditado ao novo painel Esports TN (E-TN), que é uma versão turbinada dos painéis TN (Twisted Nematic). Lembrando que esse tipo de painel é considerado mais rápido do que o IPS (In-Plane Switching) e o VA (Vertically Aligned).

Além disso, as tecnologias G-Sync e Reflex da Nvidia também levam o crédito. Com um monitor e uma placa de vídeo compatíveis, o tempo de resposta entre o PC e o game é praticamente instantâneo. Ou seja, assim que o jogador clica no mouse ou no teclado, a ação é rapidamente acionada no jogo. Com isso, quem tem reflexos rápidos leva vantagem.

Tecnologia G-Sync da Nvidia diminui latência dos jogos — Foto: Divulgação/Nvidia 5 de 5 Tecnologia G-Sync da Nvidia diminui latência dos jogos — Foto: Divulgação/Nvidia

Tecnologia G-Sync da Nvidia diminui latência dos jogos — Foto: Divulgação/Nvidia

Portanto, muito provavelmente quem quiser usufruir completamente do monitor 500 Hz da Asus vai precisar de uma placa de vídeo da Nvidia em seu PC.

5 dicas para comprar um PC gamer bom e 'barato'

5 dicas para comprar um PC gamer bom e 'barato'

O que você está lendo é [Monitor de 500 Hz da Asus: entenda o que a tecnologia mudará nos jogos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...