Como uma música do Drake foi usada pelo Google para provocar a Apple
O Google usou a música , lançada pelo rapper Drake na última sexta-feira (17), para provocar a Apple devido à ausência da tecnologia RCS no iPhone. O protocolo é considerado o "SMS do futuro". O perfil oficial do Android soltou um tuíte no sábado (18) argumentando que era necessário um vídeo não-oficial para “explicar” a canção – e, de quebra, tentar convencer a Apple a aderir ao RCS em seus celulares.
A brincadeira foi possível porque a letra de Drake faz referência ao que acontece quando é enviada uma mensagem, via iMessage (mensageiro oficial do iPhone), para outra pessoa que a tenha bloqueado ou não esteja no mensageiro do iOS. A bolha ao redor da mensagem não fica mais azul, mas sim verde.
🔎 SMS vs RCS: entenda a evolução do sistema de mensagens via celular
2 de 2 Tela de Mensagens no iPhone — Foto: Katarina BandeiraTela de Mensagens no iPhone — Foto: Katarina Bandeira
📝 O teclado do celular fica sumindo? Veja dicas no Fórum TechTudo
Entre usuários que não estejam bloqueados mas usem sistemas operacionais diferentes, a bolha aparece assim porque a troca de mensagens é feita via SMS regular. Desse modo, a opção utiliza os créditos do plano de telefonia para fazer o envio, e também não conta com os recursos adicionais do iMessage – como a possibilidade de enviar vídeos, por exemplo.
Foi justamente essa brecha que o Google aproveitou para "alfinetar" a dona do iPhone. "Se ao menos uma equipe de engenharia supertalentosa da Apple consertasse isso. Porque esse é um problema que apenas a Apple pode consertar. Na verdade eles só têm que aderir ao RCS", dizem no vídeo.
Mas afinal, o que é RCS?
RCS é a sigla para Rich Communication Services, algo como Serviços Ricos de Comunicação. O protocolo de troca de mensagens é considerado a evolução do SMS. Ele surgiu primeiramente em 2007 e hoje é usado no Google Mensagens, aplicativo equivalente ao iMessage no universo Android.
Os recursos são bem parecidos com os do mensageiro oficial do iPhone, como o envio de mídias como vídeos, GIFs e emojis; a criptografia de ponta a ponta; e o consumo de internet para envio de mensagens, ao contrário do SMS, que tem uma tarifação específica.
O recurso foi alvo de polêmica no começo do mês por causa do excesso de propagandas. O Google precisou desativar o envio de publicidade via RCS na Índia após receber reclamações de diversos usuários.
O RCS ainda não é utilizado pelas operadoras de telefonia móvel do Brasil, o que faz com que tenha pouco impacto por aqui. Até agora não há uma previsão para adoção nas redes da Claro, TIM e Vivo.
O que mudaria na música de Drake se o iPhone usasse RCS?
O grande ponto da brincadeira feita pelo Google no Twitter é que, se o iPhone utilizasse RCS como protocolo de mensagens no iMessage, usuários do Android e do iOS poderiam conversar pelo aplicativo com direito a todas as funções.
Essa, porém, não é a primeira vez que o Google pede à empresa da maçã que adote o RCS: em janeiro de 2022, o engenheiro de softwares do Android, Hiroshi Lockheimer, usou o Twitter para criticar a falta de suporte que a Apple dá ao RCS. “Ao não aderir ao RCS, a Apple está retendo a indústria e retendo a experiência de usuário não apenas para quem utiliza Android, mas também para seus próprios clientes”, escreveu o engenheiro.
Confira no vídeo abaixo 7 funções do celular que você não conhece 7 funções que seu celular tem e você não conhece!
O que você está lendo é [Como uma música do Drake foi usada pelo Google para provocar a Apple].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments