Intel anuncia GPUs Arc Pro voltadas para o mercado profissional

A Intel anunciou o lançamento da série de chipsets Arc Pro, nesta segunda-feira (8), formada inicialmente por três GPUs para o mercado de trabalho. Enquanto as A40 e A50 são indicadas para workstations, a Intel A30M foi pensada para notebooks com foco profissional. Todos os novos modelos trabalham com inteligência artificial (IA) e possuem suporte para Ray Tracing, ferramenta visual muito usada pelos jogos atuais.

Com os recursos descritos acima, mais o suporte nativo ao novo codec de vídeo AV1, que funciona como um substituto ao HEVC (H.265), é possível supor que os três chips gráficos foram planejados para trabalhar bem com softwares como o Adobe Premiere Pro, de acordo com o site .

🔎 DisplayPort ou HDMI? Saiba qual é a melhor para cada situação

Intel Arc Pro A50 ocupa dois slots de um desktop padrão — Foto: Divulgação/Intel 2 de 3 Intel Arc Pro A50 ocupa dois slots de um desktop padrão — Foto: Divulgação/Intel

Intel Arc Pro A50 ocupa dois slots de um desktop padrão — Foto: Divulgação/Intel

A ficha técnica da GPU Intel Arc Pro A50 possui 4,8 TFLOP (Teraflops) de potência gráfica e formato de slot duplo. Portanto, pode ser indicada para equipar workstations em formato padrão. Já a Arc Pro A40, com slot único, possui apenas 3,5 TFLOP e foi projetada com o foco em desktops em formato mini ou para torres mais finas. Ambas possuem 6 GB de memória RAM GDDR6.

De todo modo, os dois chips citados acima foram desenhados visando às estações de trabalho, têm suporte para até quatro monitores com 4K de resolução e 60 Hz de taxa de atualização, ao mesmo tempo, ou para até dois monitores 8K configurados em 60 Hz. Também será possível usar até dois monitores 5K de 120 Hz ou, por fim, apenas um 5K de 240 Hz.

A40 foi projetada para desktops menores ou finos — Foto: Divulgação/Intel 3 de 3 A40 foi projetada para desktops menores ou finos — Foto: Divulgação/Intel

A40 foi projetada para desktops menores ou finos — Foto: Divulgação/Intel

Além de otimizadas para ferramentas de criação de conteúdo em vídeo e imagem, como Blender, HandBrake e DaVinci Resolve Studio, por exemplo, a Intel também tenta obter certificações para programas de engenharia e arquitetura. Essas GPUs também poderiam ser usadas para jogos de menor performance, embora não seja o foco das placas.

A Arc Pro A30M possui 4 GB de memória RAM GDDR6 e possui oito núcleos para Ray Tracing. Pela divulgação oficial, não ficou claro para quais tarefas ela será indicada. Entretanto, como ressaltou o site , o desempenho geral deve ser afinado pela fabricante de notebooks que utilizarem este hardware.

O que você está lendo é [Intel anuncia GPUs Arc Pro voltadas para o mercado profissional].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...