League of Legends: 7 coisas que não existem mais no MOBA da Riot
Em agosto, o servidor brasileiro de League of Legends (LOL) completou 10 anos de existência, mas o MOBA da Riot Games existe desde outubro de 2009. Durante esse tempo, o game passou por diversas mudanças que envolvem itens, feitiços de invocador, campeões, modos de jogo e até mesmo mapas. Os jogadores mais antigos do League devem ter lembranças de nomes como Dominion, Crystal Scar e Twisted Treeline. Pensando nisso, o 💥️TechTudo elaborou uma listagem com sete coisas que não existem mais no LOL.
🎮 10 anos de LOL no Brasil: veja momentos marcantes envolvendo o jogo
1 de 8 Desde o seu lançamento, o League passou por muitas mudanças — Foto: Divulgação/Riot GamesDesde o seu lançamento, o League passou por muitas mudanças — Foto: Divulgação/Riot Games
👉 Qual o melhor jogador brasileiro de League of Legends? Opine no Fórum do TechTudo
1. Crystal Scar
Diferente de Summoner's Rift e Howling Abyss, o Crystal Scar possuía um formato circular e cinco pontos de captura. Ele fazia parte do modo de jogo Dominion, removido em 2016 pela Riot Games, e estava ligado às regiões de Shurima. A temática sobre cristais e o seu design o tornavam único, fato que atraiu a atenção dos jogadores durante o seu lançamento, em 2011.
Apesar da sua remoção, Crystal Scar apareceu também em modos como "Certamente não é o Dominion", de 2016, e "Ascensão", de 2014. Nessas modalidades, algumas características do cenário foram mantidas, como o formato circular, mas aspectos da gameplay foram repensados para atenderem melhor às exigências dos novos modos.
2 de 8 Crystal Scar foi um mapa do League of Legends (LoL) exclusivo do modo Dominion — Foto: Reprodução/League of Legends YouTubeCrystal Scar foi um mapa do League of Legends (LoL) exclusivo do modo Dominion — Foto: Reprodução/League of Legends YouTube
2. Dominion
O Dominion foi um modo 5v5 focado em captura de pontos. Assim como no ARAM, os jogadores começavam com três pontos de habilidade e uma quantia mais elevada de ouro. O time vencedor deveria esgotar a pontuação do cristal inimigo. As partidas costumavam durar, normalmente, vinte minutos para serem concluídas, ou seja, eram mais curtas que as de Summoner's Rift.
Na época do lançamento, o presidente da Riot Games, Marc Merrill, explicou que o objetivo do Dominion era disponibilizar aos jogadores recursos que não eram oferecidos no mapa tradicional, como as mecânicas de capturar e manter um ponto. Por essa razão, o modo apresentava elementos já conhecidos pelos players misturados a uma nova dinâmica.
3 de 8 O modo de jogo Dominion consistia em capturar pontos pelo mapa — Foto: Reprodução/League of Legends YouTubeO modo de jogo Dominion consistia em capturar pontos pelo mapa — Foto: Reprodução/League of Legends YouTube
3. Twisted Treeline
Removido em 2023, o Twisted Treeline era um cenário composto por duas rotas. Apesar de ser menor que o mapa tradicional, a meta era a mesma: completar objetivos e derrubar o Nexus adversário. No entanto, havia algumas diferenças em relação ao Summoner's Rift: ao invés do Barão Na'shor, o local contava com a Maldíbula, uma aranha gigantesca. Para completar, o visual do lugar era mais sombrio e macabro, combinando com a Ilha das Sombras, onde estava localizado.
Quanto à selva, os jogadores conseguiam eliminar os campos com mais facilidade em relação ao Rift. Além disso, havia dois altares que concediam benefícios aos times quando capturados. Por fim, no centro do mapa, os players podiam recuperar o HP com uma fonte de vida que aparecia periodicamente.
4 de 8 O Twisted Treeline foi um modo com duas rotas no League of Legends (LoL) — Foto: Divulgação/Riot GamesO Twisted Treeline foi um modo com duas rotas no League of Legends (LoL) — Foto: Divulgação/Riot Games
4. O antigo Summoner's Rift
Desde o seu lançamento em 2009, o League passou por muitas mudanças em seu principal mapa: o Summoner's Rift. No início, o Barão e o Dragão eram menos ameaçadores, não havia áreas anexadas ao top e ao bot, o Aronguejo não existia, e as torres, o Nexus, os inibidores e os campos da selva eram diferentes. Apesar de colorida, a versão antiga do SR era menos detalhada do que a atual, por conta das limitações da época.
5 de 8 O Summoner's Rift antigo era bem diferente do atual — Foto: Reprodução/League of Legends Brasil YouTubeO Summoner's Rift antigo era bem diferente do atual — Foto: Reprodução/League of Legends Brasil YouTube
5. As antigas runas
Na oito, em 2018, a Riot Games apresentou aos jogadores as "Runas Reforjadas", que estão no jogo até hoje. Elas são divididas em Precisão, Dominação, Feitiçaria, Determinação e Inspiração. Cada divisão possui suas próprias características e funções. No entanto, nem sempre foi assim.
Inicialmente, o sistema de runas era diferente: elas eram divididas em Marcas, Selos, Glifos e Quintessências. Era possível, em uma página, ter nove Marcas, Selos e Glifos, mas somente três Quintessências, totalizando 30 runas. Você precisava comprá-las com (IP, a moeda da época). Não havia como editar suas escolhas na seleção de campeões, então era necessário ter mais de uma página de runas.
Além das runas, o League também contava com a "Árvore de Maestria", que era separada em Ataque, Defesa e Utilidade. Você tinha 30 pontos para gastar nesses talentos e ganhava um ponto cada vez que aumentava o seu nível (até atingir o nível 30, o máximo permitido na época).
6 de 8 O antigo sistema de runas do LoL era bem diferente das Runas Reforjadas atuais — Foto: Reprodução/League of Legends YouTubeO antigo sistema de runas do LoL era bem diferente das Runas Reforjadas atuais — Foto: Reprodução/League of Legends YouTube
6. Os itens antigos
Para manter o jogo balanceado, a Riot às vezes altera ou até remove, em situações específicas, alguns itens da loja. Um exemplo famoso é o Sufocamento Ígneo, deletado em janeiro de 2015. No entanto, nomes como Portal de Zz'Rot e Pistola Laminar Hextech também marcaram as memórias dos jogadores:
7 de 8 Portal de Zz'rot, Cetro Abissal e Pistola Laminar Hextech, respectivamente — Foto: Reprodução/Montagem Marcelo Villela
Portal de Zz'rot, Cetro Abissal e Pistola Laminar Hextech, respectivamente — Foto: Reprodução/Montagem Marcelo Villela
7. Feitiços de Invocador
Além dos itens e das runas, outra mecânica que também sofre com remoções ou alterações são os feitiços de invocador. Entre os nomes mais conhecidos estão a Clarividência e o Reviver, ambos já deletados do League:
8 de 8 Clarividência e Reviver, respectivamente — Foto: Reprodução/Montagem Marcelo Villela
Clarividência e Reviver, respectivamente — Foto: Reprodução/Montagem Marcelo Villela
O que você está lendo é [League of Legends: 7 coisas que não existem mais no MOBA da Riot].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments