Apple Watch: estudo confirma precisão de oxímetro presente no relógio
Pesquisadores da República Checa concluíram que o Apple Watch possui um oxímetro com medição equivalente à de um equipamento médico. O sensor presente no smartwatch da Apple consegue detectar o nível de oxigênio do sangue. Em testes com o Apple Watch 6, os cientistas da Universidade Técnica Checa, em Praga, determinaram que o aparelho pode detectar hipoxemia de maneira apurada. O trabalho foi publicado no periódico Digital Health.
A análise contou com 24 voluntários que participaram de testes capazes de avaliar a precisão do recurso disponível no relógio. Comparado com um oxímetro utilizado por profissionais da saúde, o wearable da maçã apresentou resultados satisfatórios que validaram sua eficiência.
🔎 Samsung revela quais celulares devem receber Android 13; veja a lista
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2022/p/P/lqxFbrR6WpKVPEIyhWAw/apple-watch-ultra-thassius-veloso-techtudo-04.jpg)
Detalhes do Apple Watch Ultra — Foto: Thássius Veloso/TechTudo
Na fase de testes, voluntários tiveram de colocar o smartwatch no pulso esquerdo e o oxímetro Masimo Radical-7 no dedo médio, também na mão esquerda. A partir daí, todos foram submetidos a um circuito respiratório com válvula, dividido em três fases. Na primeira, os participantes inalaram o ar ambiente, na segunda, respiraram a mistura gasosa com redução de oxigênio.
Por fim, na fase de estabilização, os presentes no estudo inalaram novamente o ar ambiente até que a SpO2 voltasse aos valores normais. Segundo o artigo, as medições de oxigênio foram retiradas do smartwatch e do oxímetro de pulso simultaneamente em intervalos de 30 segundos.
Ao fim, constataram que o Apple Watch Series 6 é tão eficaz quanto um aparelho médico e “pode detectar de forma confiável estados de saturação reduzida de oxigênio no sangue”. No âmbito das conclusões, os engenheiros biomédicos registraram que “a tecnologia utilizada neste smartwatch é suficientemente avançada para a medição indicativa de SpO2 fora da clínica”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2022/H/v/LcuBHXQVAtQjvs3s4HfA/apple-watch-se-2022-thassius-veloso-techtudo-01.jpg)
Apple Watch SE — Foto: Thássius Veloso/TechTudo
Desde o Apple Watch 6 foram lançadas mais duas gerações do relógio. Hoje, o Apple Watch 8 figura um dos modelos mais recentes do mercado. Lançado em setembro deste ano, ele chegou nesta semana ao mercado brasileiro por cerca de R$ 5.300. Além de avaliar o nível de oxigênio, o modelo em questão também afere a temperatura corporal e acompanha o ciclo menstrual.
Como mencionado, o oxímetro não é o único recurso de destaque dos smartwatches. Com a evolução a cada geração renovada, eles passam a agregar cada vez mais funcionalidades que ajudam no controle da saúde. Entre elas, a de acompanhamento do sono e a detecção de quedas e acidentes são um destaque.
O que você está lendo é [Apple Watch: estudo confirma precisão de oxímetro presente no relógio].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments