Aplicativo Signal é seguro? 6 perguntas e respostas sobre o app

O Signal é um aplicativo de mensagens com foco em privacidade disponível para Android e iPhone (iOS). A plataforma é considerada “ultrassegura” por não armazenar informações de usuários ou ainda quaisquer dados que possam ser usados para identificá-los, além de ser baseada em código aberto - o que significa que qualquer pessoa pode replicar a sua segurança a outras plataformas. O número de usuários ativos da plataforma ultrapassou a marca de 40 milhões recentemente.

    1 de 4 Signal: entenda como funciona o app de mensagens e porque ele é considerado "ultrasseguro" — Foto: Clara Fabro/TechTudo

    Signal: entenda como funciona o app de mensagens e porque ele é considerado "ultrasseguro" — Foto: Clara Fabro/TechTudo

    📝 Qual o mensageiro mais seguro? Confira no Fórum do TechTudo

    💥️1. O que é e como funciona o Signal?

    O Signal é um app de mensagens com funcionamento similar ao de outros mensageiros, como o WhatsApp ou Telegram, bastando informar um número de telefone que esteja ativo para utilizá-lo. O que diferencia a plataforma de seus rivais são suas rígidas políticas de privacidade e suas funções de segurança, além do fato do app ter código aberto - o que permite que qualquer pessoa examine a ferramenta para testar e comprovar sua segurança.

    Pelo aplicativo, usuários podem enviar fotos e vídeos, compartilhar links e mensagens de voz e criar grupos. Todas as mensagens são protegidas por criptografia de ponta-a-ponta, e a plataforma ainda conta com diversos recursos de privacidade, como aviso de prints, bloqueio por PIN, fotos de visualização única e mensagens efêmeras.

    Signal permite enviar mensagens que se autodestroem pelo chat — Foto: Reprodução/Clara Fabro 2 de 4 Signal permite enviar mensagens que se autodestroem pelo chat — Foto: Reprodução/Clara Fabro

    Signal permite enviar mensagens que se autodestroem pelo chat — Foto: Reprodução/Clara Fabro

    💥️2. Quais as diferenças em relação ao WhatsApp? Dá pra ter grupo?

    Tanto o Signal quanto o WhatsApp usam o mesmo protocolo de criptografia de mensagens, que é desenvolvido pelo próprio Signal. Isso significa que todo o conteúdo de mensagens e mídias que for trocado na conversa não pode ser interceptado por terceiros, e apenas o remetente e o destinatário das mensagens podem acessar esses dados.

    Apesar disso, o WhatsApp mantém uma política de rastreamento e compartilhamento de dados com o Facebook , o que pode comprometer a privacidade de quem usa o app. O mensageiro da Meta pode enviar dados de interações entre usuários e contas comerciais para as empresas do Facebook, compartilhando informações como a marca e o modelo do celular, o número de telefone do usuário, o IP do dispositivo, além de dados como “visto por último” e o “online” e o tempo de uso e atividades no app.

    Por outro lado, o Signal não armazena nenhum tipo de informação de quem usa a plataforma. De acordo com a companhia, o aplicativo usa um sistema que não é capaz de identificar usuários - por isso, o título de mensageiro “ultrasseguro”. Ainda, ele não conta com alguns recursos do WhatsApp, como pagamento pelo app.

    💥️3. O Signal é seguro?

    O Signal pode ser considerado mais seguro do que outras plataformas plataformas de mensagens, como Telegram ou WhatsApp. Como dito anteriormente, a plataforma não armazena nenhum tipo informação sobre o usuário em seus servidores, seja nome, foto de perfil ou e-mail.

    Além disso, o mensageiro utiliza um sistema de criptografia de ponta-a-ponta bastante elaborado, que impede a interceptação dos conteúdos - assim, eles não podem ser acessados por ninguém, incluindo o provedor do app. Outro ponto que confere grande credibilidade à plataforma está no fato dela ser mantida por uma fundação sem interesses econômicos, que é financiada por doações de usuários - diferentemente do WhatsApp, que é uma empresa e possui um apelo comercial.

    Recurso de segurança do Signal permite bloquear acesso ao app com digital — Foto: Reprodução/Clara Fabro 3 de 4 Recurso de segurança do Signal permite bloquear acesso ao app com digital — Foto: Reprodução/Clara Fabro

    Recurso de segurança do Signal permite bloquear acesso ao app com digital — Foto: Reprodução/Clara Fabro

    💥️4. Quem usa o Signal?

    Por ter um foco maior em privacidade, a plataforma costuma ser a escolha de jornalistas, ativistas, membros do governo, especialistas em cibersegurança e até mesmo hackers. Ou seja, usuários que precisam lidar com conteúdo confidencial na Internet procuram o Signal pela credibilidade e segurança que a plataforma oferece. O mensageiro, inclusive, é aprovado e recomendado por Edward Snowden, ex-analista da CIA e antigo funcionário da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA), que vazou informações secretas do governo americano para o público.

    💥️5. Por que voltou a ser falado em 2022?

    No Brasil, o mensageiro teve seu pico de popularidade em 2023, após o WhatsApp anunciar mudanças nos seus Termos de Uso e Política de Privacidade e começar a compartilhar dados com o Facebook. No entanto, o Signal entrou em evidência novamente neste ano após grupos de apoio ao presidente em exercício Jair Bolsonaro (PL) demonstrarem insatisfação após uma determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) exigir a remoção de dois grupos do Telegram.

    De acordo com o órgão federal, esses chats coletivos do mensageiro russo funcionavam como meio para a propagação de informações falsas e para a “apologia a atos criminosos e violência política” durante o período das eleições. Nesse sentido, o Signal esteve em alta novamente como uma alternativa ao Telegram, apresentando alta nas buscas, de acordo com dados do Google Trends.

    Signal entrou em evidência no Brasil após polêmica com Telegram no período das Eleições 2022 — Foto: Clara Fabro/TechTudo 4 de 4 Signal entrou em evidência no Brasil após polêmica com Telegram no período das Eleições 2022 — Foto: Clara Fabro/TechTudo

    Signal entrou em evidência no Brasil após polêmica com Telegram no período das Eleições 2022 — Foto: Clara Fabro/TechTudo

    6. Vale a pena trocar pelo WhatsApp?

    Se você procura um mensageiro que possui Políticas de Privacidade rígidas e não armazena nenhum tipo de dado sobre usuários em seus servidores, o Signal é a melhor opção. No entanto, se você usa o WhatsApp e não quer abrir mão de suas funcionalidades de interação e personalização, é provável que sinta dificuldades em usar o Signal.

    No geral, as duas plataformas contam com funcionalidades semelhantes e permitem o envio de mídias, mensagens de voz, figurinhas e ligações de voz e vídeo. Recursos mais elaborados, como a função stories, o compartilhamento de fotos de visualização única e mensagens efêmeras que apagam sozinhas após um tempo determinado também estão presentes, mas o Signal ainda oferece mais recursos de segurança, incluindo um alerta de prints, uma função para dar blur nos rostos em fotos e a possibilidade de definir um PIN para proteger o app, por exemplo.

    Como apagar os seus dados do WhatsApp

    O que você está lendo é [Aplicativo Signal é seguro? 6 perguntas e respostas sobre o app].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...