Piastri lidera o último treino antes da classificação do GP de Abu Dhabi
Oscar Piastri foi o mais veloz e seu companheiro Lando Norris foi o segundo na última sessão antes da última classificação do ano na Fórmula 1, em Abu Dhabi, na corrida que vai decidir o campeonato de construtores. A McLaren tem 21 pontos de vantagem para a Ferrari, que já sabe que Charles Leclerc vai perder 10 posições no grid de largada por ter estourado o limite de baterias em sua unidade de potência.
Em sua corrida de despedida da Mercedes, Lewis Hamilton foi o terceiro. Max Verstappen, que saiu dos primeiros treinos livres dizendo que "um top 6 seria um bom resultado", foi o quarto.
A classificação começa às 11h da manhã, pelo horário de Brasília.
Sakamoto
PRFs da 'câmara de gás' sentiam-se deuses
Luciana Bugni
O que a história da criança no avião fala sobre nós
Fernanda Magnotta
Acordo Mercosul-UE está muito longe de 'final feliz'
Raquel Landim
Lula vislumbra Fernando Haddad como vice em 2026
A vantagem da McLaren tem sido praticamente toda nas curvas de média velocidade, o que compensa a velocidade de reta, que não tem sido tão forte. E tudo aponta para que o time britânico conquiste seu primeiro título desde 1998. Até porque, além da desvantagem no campeonato e a punição, a Ferrari não tem conseguido ter a velocidade que mostrou em outras pistas nas curvas de lenta. "Não estamos em lugar nenhum, nenhum", disse Leclerc no rádio durante a sessão. As Ferrari ficaram em quarto com Carlos Sainz e em nono com Charles Leclerc.
Assista às transmissões da Fórmula 1 ao vivo no Play e não perca nenhum GP da temporada. A partir de R$ 19,90/mês, você tem acesso aos canais Band, BandSports, e muito mais
É bom lembrar, contudo, que não dá para tirar muitas conclusões deste terceiro treino livre. Por conta da grande diferença de temperatura entre esta sessão, disputada no meio da tarde em Abu Dhabi, e a classificação, que começa às 18h locais, as equipes acabam nem ouvindo tanto as reclamações dos pilotos e evitam fazer mudanças antes da definição do grid, confiando nos dados que coletaram no segundo treino livre na sexta-feira, já que ele foi disputado entre as 17h e 18h locais, com a temperatura de pista 10ºC mais baixa que a do terceiro treino livre.
A exemplo do que já tinha acontecido na sexta-feira, a Haas apareceu entre os primeiros colocados por todo o treino. Eles tinham conseguido colocar um carro no top 3 e um no top 8 na sexta, com Nico Hulkenberg dizendo que sua sensação foi ótima desde que entrou na pista, com o carro entrando naturalmente em sua janela de funcionamento.
No terceiro treino livre, tanto Hulkenberg, quanto Kevin Magnussen, chegaram a liderar a sessão, e vão para a classificação confiantes de que podem pelo menos ameaçar o sexto lugar da Alpine no campeonato. A diferença entre os dois times é de cinco pontos, e a Alpine tem ficado marginalmente fora do top 10 até aqui, e com apenas um carro. O estreante Jack Doohan parece ser um dos candidatos à eliminação ainda no Q1.
FP3 CLASSIFICATION
-- Formula 1 (@F1) December 7, 2024
It's advantage McLaren heading into quali 👀#F1 #AbuDhabiGP pic.twitter.com/kNTJJvkTuF
Reportagem
Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
O que você está lendo é [Piastri lidera o último treino antes da classificação do GP de Abu Dhabi].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments