Carro da Apple atrasa para 2026 e não deve ser 100% autônomo
O aguardado carro elétrico da Apple ganhou, novamente, uma possibilidade de data de lançamento. Antes esperado para 2025, o automóvel fruto do "Projeto Titan" pode ser anunciado somente em 2026, segundo uma previsão divulgada pela . O mesmo relatório que delineou uma data de lançamento também apontou que o veículo não deve ser totalmente autônomo, como sugeriam os planos iniciais da fabricante. Se a previsão se consolidar, consumidores podem esperar uma experiência combinada entre condução automática e manual.
Em curso desde 2014, o projeto que trabalha para viabilizar o Apple Car – apelido dado ao automóvel da maçã – teve momentos de avanço e retrocesso. Isso porque, ainda em 2016, a empresa havia interrompido os estudos sobre o automóvel, que foram retomados em 2023 com alguns rearranjos.
🔎 LG quer colocar alto-falantes 'invisíveis' em carros; entenda
2 de 2 Apple Car não deve ser totalmente autônomo — Foto: Reprodução/9to5MacApple Car não deve ser totalmente autônomo — Foto: Reprodução/9to5Mac
A ideia é que o veículo inteligente utilize um processador personalizado, criado pela gigante de Cupertino, para operar funções que precisam da inteligência artificial (IA). Na prática, espera-se que o componente seja equivalente a quatro dos chips lançados nos últimos tempos para MacBook. Alguns vazamentos também sugerem que será necessário usar o armazenamento em nuvem para otimizar algumas tarefas do carro.
Quanto ao design, é possível dizer que ele está nas mãos de gestores que já passaram por empresas como Canoo, Tesla Motors, Lamborghini e Porsche. Segurança e softwares do sistema são de domínio de ex-executivos da Tesla e da Ford. Antes, as projeções apontavam um interior diferente para o carro, como algo que reproduzia uma limusine, sem volante, pedal e demais itens que pudessem indicar intervenção humana. Agora, ao que tudo indica, os esboços apontam para um automóvel mais convencional.
A mudança de planos para o interior do veículo surgiu por conta da decisão de ajustar o projeto para um carro parcialmente autônomo. O relatório atual indica a necessidade de motoristas pilotarem o carro em algum momento, especificamente dentro das cidades e em condições adversas como dias de chuva. Ou seja, segundo as novas perspectivas para o Apple Car, o veículo deve assegurar autonomia na direção apenas em rodovias.
É preciso reforçar, no entanto, que as perspectivas ainda estão no campo das especulações. Até o momento, não houve confirmação por parte da Apple sobre nenhum dos aspectos mencionados, seja sobre o lançamento ou sobre recursos do possível automóvel que deve aparecer nos próximos anos no mercado.
O que você está lendo é [Carro da Apple atrasa para 2026 e não deve ser 100% autônomo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments