Como aprender coreano sozinho? Veja 5 plataformas úteis e grátis

Quem quer aprender coreano sozinho pode contar com o apoio de plataformas online gratuitas. O Duolingo, por exemplo, ajuda você a dar os primeiros passos na aprendizagem do idioma a partir de uma experiência lúdica e gamificada. A plataforma Coursera, por sua vez, disponibiliza um curso introdutório de cinco semanas sobre a língua. Canais do YouTube e tradutores também podem ser aliados no processo de aprender a falar coreano. Na lista a seguir, conheça cinco plataformas gratuitas para aprender coreano do zero na Internet ou melhorar o seu desempenho no idioma.

    1 de 6 Plataformas permitem aprender coreano grátis pela Internet; veja lista — Foto: Unsplash

    Plataformas permitem aprender coreano grátis pela Internet; veja lista — Foto: Unsplash

    📝 Qual é o melhor notebook para estudar e administrar uma loja online? Opine no Fórum do TechTudo

    1. Duolingo

    O Duolingo é um aplicativo que permite aprender diversos idiomas, incluindo o coreano, de forma lúdica e intuitiva. Para começar a usá-lo, basta criar um cadastro com e-mail ou com os dados de contas do Facebook ou do Google, definir metas de estudo e informar seu nível de conhecimento do idioma. Se estiver começando, o software vai direcionar exercícios mais básicos; se você já tiver alguma proficiência, poderá testar o seu nível de conhecimento no app e estudar lições intermediárias ou avançadas.

    Duolingo oferece curso de coreano gratuitamente — Foto: Reprodução/Guilherme Ramos 2 de 6 Duolingo oferece curso de coreano gratuitamente — Foto: Reprodução/Guilherme Ramos

    Duolingo oferece curso de coreano gratuitamente — Foto: Reprodução/Guilherme Ramos

    A experiência no Duolingo é gamificada, de forma que o aluno recebe pontos e recompensas conforme progride nos estudos. Os exercícios treinam competências como pronúncia, escrita e domínio da gramática. É possível acessar o Duolingo pelo navegador — o serviço possui até extensão para Chrome — e pelo celular, usando o aplicativo disponível para Android, iPhone (iOS) e Windows Phone.

    2. How To Study Korean

    Outra opção para aprender coreano grátis é o site How To Study Korean (Como Estudar Coreano, em tradução literal do inglês). A plataforma está disponível apenas na versão web e é dividida em oito unidades – desde a inicial, "Aprendendo a ler", até a mais avançada (na data de publicaçõ desta matéria), "Gramática coreana avançada superior". O curso passa por constante atualização e tem, atualmente, 158 aulas disponíveis. A programação é que haja até 175 aulas ao fim da unidade atual.

    How to Study Korean é uma plataforma em inglês com mais de 150 aulas de coreano — Foto: Reprodução/Guilherme Ramos 3 de 6 How to Study Korean é uma plataforma em inglês com mais de 150 aulas de coreano — Foto: Reprodução/Guilherme Ramos

    How to Study Korean é uma plataforma em inglês com mais de 150 aulas de coreano — Foto: Reprodução/Guilherme Ramos

    Vale ressaltar que a plataforma é em inglês, o que exige que o aluno tenha certo domínio desta língua para usá-la. As lições, entretanto, podem ser acessadas em diferentes idiomas, incluindo o português. Cada unidade é dividida em 25 atividades, três quizzes e um teste final, além de contar com PDFs com todas as lições, livros de exercícios (apenas em inglês) e vídeos e faixas de áudio para ajudar na pronúncia.

    3. Coursera

    O Coursera é uma plataforma de cursos online que abrange diversas áreas do conhecimento, incluindo o aprendizado de idiomas. O curso "First Step Korean" (Primeiro Passo em Coreano, em tradução literal do inglês), ministrado por uma professora da Universidade de Yonsei, é gratuito e oferece certificado ao ser concluído. A carga horária exigida para completar o curso é de cerca de 18 horas. Apesar de as aulas serem em inglês, é possível ativar legendas em português.

    Coursera oferece curso de coreano gratuitamente e com certificado — Foto: Reprodução/Guilherme Ramos 4 de 6 Coursera oferece curso de coreano gratuitamente e com certificado — Foto: Reprodução/Guilherme Ramos

    Coursera oferece curso de coreano gratuitamente e com certificado — Foto: Reprodução/Guilherme Ramos

    No Coursera, também há o benefício da flexibilidade, com a possibilidade de redefinir os prazos das atividades de acordo com sua programação. O curso é dividido em cinco semanas, com vídeos, mais de 20 leituras e 16 testes ao longo do caminho. As aulas tratam de assuntos como alfabeto, cumprimentos, família e rotinas diárias.

    4. Aprendendo Coreano

    O YouTube pode ser um bom aliado no aprendizado de uma nova língua, uma vez que conta com canais dedicados ao assunto. É o caso do "Aprendendo Coreano", canal que está desde 2009 no ar e reúne aulas da professora Aileen. Os conteúdos são divididos em playlists dedicadas a temas como gramática, expressões e vocabulário, o que facilita a organização de roteiros de estudo, por exemplo.

    Canal Aprendendo Coreano, no YouTube, é uma forma de aprender a língua com vídeos — Foto: Reprodução/Guilherme Ramos 5 de 6 Canal Aprendendo Coreano, no YouTube, é uma forma de aprender a língua com vídeos — Foto: Reprodução/Guilherme Ramos

    Canal Aprendendo Coreano, no YouTube, é uma forma de aprender a língua com vídeos — Foto: Reprodução/Guilherme Ramos

    Uma dica interessante é começar pela playlist "Coreano para iniciantes", na qual Aileen ensina o básico para quem não tem nenhum conhecimento na língua. O canal ainda conta com vídeos sobre testes de proficiência para o aluno medir seu progresso, e lives. A professora responsável pelo conteúdo também dá aulas no site "Coreano Online", plataforma paga disponível na web.

    5. Tradutor Papago

    O Papago é um tradutor online com versões para web, Android e iPhone (iOS). Ele funciona de maneira similar a outros softwares de idiomas e também pode ajudar no aprendizado de coreano, uma das 13 línguas disponíveis na plataforma. Além da tradução tradicional de palavras digitadas, a ferramenta também oferece reconhecimento automático e tradução de texto em imagens. Existe ainda a possibilidade de traduzir por voz e em tempo real durante conversas.

    Papago traduz texto, imagem, manuscrito e conversas para o coreano — Foto: Reprodução/Guilherme Ramos 6 de 6 Papago traduz texto, imagem, manuscrito e conversas para o coreano — Foto: Reprodução/Guilherme Ramos

    Papago traduz texto, imagem, manuscrito e conversas para o coreano — Foto: Reprodução/Guilherme Ramos

    Usuários que consomem portais em coreano vão gostar de saber que o Papago também consegue traduzir sites inteiros pela plataforma. Além disso, se você quiser praticar o idioma escrevendo, o tradutor reconhece palavras manuscritas e traduz até mesmo caso o dispositivo esteja offline.

    Curso de inglês completo e grátis; aproveite o site e o app

    O que você está lendo é [Como aprender coreano sozinho? Veja 5 plataformas úteis e grátis].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...